ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Importação recorde de soja na China gera expectativa de mercado para MS

País asiático deve comprar 100 milhões de toneladas da oleaginosa no ciclo 2018/2019

Ricardo Campos Jr. | 23/03/2018 09:55
Colheita de soja em propriedade de SIdrolândia (Foto: divulgação / Semagro)
Colheita de soja em propriedade de SIdrolândia (Foto: divulgação / Semagro)

A China deve importar a quantia recorde de 100 milhões de toneladas de soja no ciclo 2017/2018 e essa demanda deve ajudar Mato Grosso do Sul a aumentar o volume de vendas externas, já que o país asiático é um dos principais clientes do estado no mercado da oleaginosa.

Segundo informações do site Agrolink, a projeção é do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em Beijing, tendo em vista o crescimento das regiões de consumo.

Na temporada atual, conforme o órgão norte-americano, os chineses já compraram 97 milhões de toneladas do grão. A demanda pelo produto é impulsionada pelo consumo da soja para o processamento de alimentos que tem crescido graças à maior afluência, urbanização e expansão das preferências do consumidor.

A indústria de esmagamento da oleaginosa no país asiático está processando 500 mil toneladas por dia, bem abaixo da capacidade.

Reflexos em MS – Eliamar Oliveira, analista técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) afirma que esse crescimento no consumo chinês deve provocar um aumento na demanda internacional em pelo menos 5%.

Segundo ela, a demanda externa aquecida é o cenário favorável para que as variações nos preços da soja permaneçam no campo positivo, ou até se mantenham em alta. “E também o estado poderá aumentar as vendas para o mercado externo, tendo em vista que o volume exportado por MS corresponde a 41% de sua produção”, afirma.

O preço atual do grão registrou média de R$ 66,34 por saca entre os dias 1° e 21 de março. A analista técnica acrescenta que os países concorrentes ao Brasil tiveram queda nas produções por conta da seca e isso contribui para uma taxa de câmbio mais alta. Somente em março, a cotação do dólar valorizou 1,8% e isso ajuda a elevar os preços.

Nos siga no Google Notícias