A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

01/02/2017 14:37

Novilho MS inicia hoje com incentivos para produção de carne com qualidade

Programa substitui o Novilho Precoce, suspenso em 2015

Elci Holsback
Sistema de produção e boas práticas agropecuárias serão avaliadas na nova versão (Foto: Divulgação/ Acrissul)Sistema de produção e boas práticas agropecuárias serão avaliadas na nova versão (Foto: Divulgação/ Acrissul)

Inicia nesta quarta-feira (1°) a execução do programa Precoce MS, substituto do Novilho Precoce, suspenso em 2015 após 25 anos em operação no Estado.

A resolução quanto as mudanças do programa foram publicadas pela Sepaf (Secretaria de Estado de Produção Agrícola e Familiar) no DOE (Diário Oficial do Estado) em 8 de setembro do ano passado e, além do nome, o subprograma de apoio à modernização da criação de bovinos, traz novas regras e incentivo à utilização de tecnologia para o desenvolvimento da pecuária.

"A versão anterior considerava apenas o animal na avaliação. Agora, será considerado o sistema de produção, boas práticas agropecuárias, idade, uniformidade do lote e acabamento de gordura, entre uma série de variáveis, que garantem a qualidade do lote. Haverá ainda avaliação por pontuação, onde dos 100 pontos avaliados em cada lote, 70 equivalem ao modelo de produção e 30% ao aprimoramento dos processos. Se um lote não tiver ao menos 60% dos animais no padrão, será descartado", destaca o secretário da Sepaf, Fernando Lamas.

O produtor que integrar o programa pode ter isenção de até 67% do valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços) ao abater o animal precocemente, mantendo a qualidade de carcaça em alto nível, utilizando boas práticas agropecuárias para a melhoria do rebanho e sustentabilidade ambiental. 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions