ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Safra de Verão de soja deve ser 31% maior em MS, aponta IBGE

Nícholas Vasconcelos | 01/11/2012 18:31
IBGE aponta crescimento da área de soja sobre algodão e milho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
IBGE aponta crescimento da área de soja sobre algodão e milho. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A safra de Verão de soja será 31% maior em 2013, aponta levantamento divulgado hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o relatório do GCEA (Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuárias), a previsão de produção é de 6 milhões de toneladas para o próximo ano, enquanto a deste ano chegou a 4,5 milhões, cerca de 1,4 milhões de toneladas a mais.

A previsão é de que a área plantada aumente cerca de 10%, passando dos atuais 1,8 milhão de hectares para 2 milhões de hectares. Para o Instituto, o crescimento do grão será sobre praticamente as áreas de todas as culturas: algodão herbáceo, arroz irrigado, milho da 1ª safra e também as pastagens.

O algodão terá a maior redução, caindo de 61 mil hectares para 40 mil hectares. Essa queda se deve a redução da cotação nesta safra.

Depois do algodão, a maior queda será a do milho da primeira safra que deve sofrer diminuição de 30% em função da soja, com o produtor optando por pela cultura de maior rendimento. Em 2012, a área plantada foi de 69.521 hectares enquanto a prevista é de 48 mil hectares. Esta redução vai representar queda de 22% na produção, caindo de 465.835 toneladas para 360 mil toneladas.

O levantamento é feito com a participação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo), Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Secretaria de Fazenda e da empresa Cargil.

Nos siga no Google Notícias