A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/11/2008 07:57

Sem recurso, safra de soja ficará 7% abaixo do previsto

Redação

O novo levantamento da safra 2008/09 indica que a produção de soja deve ficar 7% abaixo do previsto pelo primeiro prognóstico, divulgado em outubro. A redução reflete os efeitos da crise mundial, que provocaram falta de recursos para financiar a safra, especialmente junto de multinacionais, através da venda antecipada da produção.

Conforme o prognóstico de novembro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de soja pode atingir no limite superior 4,59 milhões de toneladas, volume 7% abaixo do previsto em outubro, de 4,94 milhões. No limite inferior a queda é na mesma proporção, de 4,89 milhões de toneladas a 4,55 milhões.

Em relação à safra deste ano, porém, a produção tende a ficar praticamente estável. O que ocorre é que no primeiro prognóstico havia uma previsão de produtividade de 2,8 mil quilos por hectare, que passou a 2,7 mil quilos.

Isso reflete basicamente a tendência de uso de menos insumos, como fertilizantes e defensivos, devido à falta de recursos para o plantio, explica o engenheiro agrônomo da Conab, Fernando Zefferino. Esta situação já era anunciada pelo setor produtivo, uma vez que a crise internacional fez

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions