ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Tecnologia possibilita escolher sêmen perfeito para fertilização bovina

Liana Feitosa | 02/10/2015 12:55
Técnica estudada pelo médico veterinário José Roberto Potiens ajuda a analisar a qualidade do sêmen usado em inseminação artificial. (Foto: Divulgação / Embrapa)
Técnica estudada pelo médico veterinário José Roberto Potiens ajuda a analisar a qualidade do sêmen usado em inseminação artificial. (Foto: Divulgação / Embrapa)

A tecnologia tem proporcionado facilidades não apenas para o homem que vive nas cidades. No campo, as inovações tem aprimorado o trabalho dos produtores possibilitando, inclusive, avaliar a qualidade do sêmen bovino. COm isso, é possível direcionar criadores a investimentos mais precisos no que diz respeito a gado reprodutor.

A técnica, estudada pelo médico veterinário José Roberto Potiens, ajuda a analisar a qualidade do sêmen e aponta a relação disso com a fertilidade em IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

Para ele, as técnicas mais usadas atualmente precisam ser aprimoradas. "Sobre o nível de informação de fertilidade do sêmen, em relação aos percentuais de gestação que cada partida promove, as análises rotineiras ainda deixam a desejar. A gente precisa agregar mais informações, mais confiabilidade", adianta o veterinário.

Tecnologia - Na tentativa de buscar novas técnicas, o especialista estuda a utilização de sistemas computacionais e equipamentos que possibilitam a análise do sêmen sem a influência da subjetividade que faz parte das análises humanas.

"Posso citar a análise computadorizada com o sistema CASA, que avalia fatores como o tipo de movimentação do espermatozoide, as diferentes velocidades que ele pode atingir, o padrão de deslocamento de cabeça", explica o especialista.

"A velocidade, por exemplo, é medida em micrômetros de segundo. É diferente de você olhar a velocidade pelo microscópio e dizer se o sêmen está bom, está médio ou está ruim. É muito mais preciso", detalha.

Outra ferramenta é o citômetro de fluxo, que analisa a estrutura do espermatozoide, já que a integridade da membrana plasmática e o potencial das mitocôndrias, que são as usinas de energia que fazem a movimentação da cauda do espermatozoide, são fatores analisados pelo citômetro. "Essas questões ultrapassa a subjetividade da nossa análise visual", define Potiens.

Exatidão - A avaliação desses parâmetros pode determinar o potencial reprodutivo de um animal, segundo o especialista. Por isso, o assunto é tema de estudo do veterinário. De acordo com ele, os dados obtidos em sua pesquisa ainda estão em tratamento estatístico, mas devem gerar resultados que irão determinar, por exemplo, as notas de corte das avaliações.

"Um agricultor compra uma semente com certo percentual de germinação já conhecido. O futuro aponta para a profissionalização da nossa atividade. Uma das coisas que as centrais vão ter que oferecer para o comprador desse sêmen é o potencial fertilizante de cada partida", explica.

Usando todas essas técnicas, será possível definir com maior exatidão qual touro possui o melhor sêmen e, assim, aprimorar os investimentos dos criadores.

Nos siga no Google Notícias