ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Saúde em Equilíbrio

A importância da propriocepção para o equilíbrio do corpo

Dra Thais Cristina Leite (*) | 04/07/2023 07:52

Você sabia que a propriocepção é a capacidade do nosso corpo de perceber e controlar sua posição e movimento no espaço? Ela é essencial para manter nosso equilíbrio e realizar as nossas tarefas do dia a dia e também para a prática de atividades físicas com segurança. Por meio da propriocepção, nosso cérebro recebe informações dos músculos, articulações e tecidos do corpo, permitindo ajustes automáticos para manter a estabilidade.

Diversos fatores do nosso dia a dia podem levar à perda da propriocepção. O sedentarismo, o envelhecimento, lesões articulares, distúrbios neurológicos e até mesmo o uso excessivo de calçados que limitam a sensibilidade dos pés (calçados tecnológicos, com excesso de amortecimento) podem comprometer essa habilidade. E quando a propriocepção está comprometida, aumentam os riscos de quedas e lesões, o que pode impactar significativamente sua qualidade de vida.

Nossa dica de hoje é:  para melhorar sua propriocepção: Pratique exercícios de equilíbrio: Yoga, Pilates, treinos funcionais e exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos, utilize superfícies instáveis: faça exercícios em plataformas de equilíbrio, almofadas ou travesseiros, na areia ou na grama, desafiando seu corpo a se adaptar a diferentes níveis de estabilidade, faça exercícios descalço ou usando calçados baixos, sem sistema de amortecimento: Andar descalço pela casa, integre o treinamento proprioceptivo em sua rotina de exercícios: Utilize acessórios como a bola suíça e discos proprioceptivos para estimular os sistemas de equilíbrio, realize exercícios com os olhos fechados em algum local seguro: ao privar-se da visão, você desafia seu sistema proprioceptivo a trabalhar de forma mais intensa.

Não se esqueça de que, se você perceber alguma alteração na sua propriocepção ou se já tem déficit de propriocepção, é importante procurar um fisioterapeuta especializado. Esse profissional poderá avaliar seu caso e desenvolver um programa de reabilitação adequado às suas necessidades.

Investir na melhoria da propriocepção é investir na sua segurança e qualidade de vida. Cuide-se, movimente-se com consciência corporal e desfrute de todos os benefícios que uma boa propriocepção pode proporcionar.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

Nos siga no Google Notícias