A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

29/08/2012 11:00

Central semafórica deve entrar em funcionamento em até 6 meses

Paula Vitorino
Nelsinho Trad e Rudel Trindade (Foto: Rodrigo pazinato)Nelsinho Trad e Rudel Trindade (Foto: Rodrigo pazinato)

Com a expectativa de organizar o trânsito de Campo Grande, foi assinada hoje a ordem de serviço para implantação do Centro de Controle Operacional da modernização semafórica. O projeto, que prevê dar maior fluidez e diminuir o estresse dos motoristas durante o trajeto, deve entrar em funcionamento em até seis meses.

A central vai possibilitar gerenciar todos os semáforos da Capital de um único local, permitindo resolver problemas operacionais com maior rapidez e sincronizar a abertura e fechamento de acordo com a necessidade de cada cruzamento.

“Hoje nós temos GPS instalados em alguns semáforos, que possibilitou a Onda Verde, mas se precisamos fazer ajustes temos que ir de um em um. É um trabalho que muitas vezes fica impossível”, diz o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.

Rudel também esclarece que não será uma nova Onda Verde, mas a modernização do sistema, com a possibilidade de novos mecanismos.

“Se um semáforo está piscando, hoje só sabemos se alguém passa por lá e liga, mas com a central vamos ter controle sob o funcionamento de cada um dos semaforos”, diz.

Outro objetivo é diminuir a “ociosidade” de sinais verde, ou seja, que ficam abertos para a passagem mesmo quando o fluxo de veículos já terminou.

A Central tem investimento de R$ 3 milhões, mas o funcionamento total do sistema ainda depende da instalação do sistema de fibra ótica e câmeras, com recurso de R$ 2,400 milhões, e que deve ter a ordem de serviço assinada nos próximos meses.




Parece que finalmente o MS vai entrar para a modernidade. Parabéns ao "iluminado", que teve essa coragem de romper com os "grilhões" da inércia técnica de nosso trânsito.
Parabéns mais uma vez e bem vindos ao futuro.
 
Gilberto Ozuna em 29/08/2012 12:57:33
Mas semáforo com tempo exclusivo de travessia para pedestres é um sonho. Simples, mas impossível para o poder municipal...
 
Franz D. Silva em 29/08/2012 01:48:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions