ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Infração na faixa de pedestre pode gerar multa de até R$ 191; saiba como evitar

Elverson Cardozo | 21/03/2012 09:33
Só este ano, 270 condutores foram notificados por infrações relacionadas à faixa de segurança. (Foto: João Garrigó)
Só este ano, 270 condutores foram notificados por infrações relacionadas à faixa de segurança. (Foto: João Garrigó)

Das infrações relacionadas à faixa de segurança, deixar de dar preferência a pedestre ou veículo não motorizado é considerada a mais grave pelo CTB (Conselho de Trânsito Brasileiro). A multa pode chegar a R$ 191,53 e 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Deixar de dar preferência a pedestres ou veículo não motorizado que não tenha concluído a travessia ou a portadores de deficiências físicas, crianças, idosos ou gestantes, confira as mesmas penalidades.

De acordo com a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), só este ano 270 condutores foram notificados pela infração mais grave. Cinco deles deixaram de dar preferência para pedestre ou veículo não motorizado que ainda estava atravessando a via. Em 2011, foram 437 notificações.

Mas, para evitar situações como essa, é preciso ter conhecimento da lei em vigor e, o mais importante, colocá-la em prática. Em Campo Grande, o respeito é considerado parte de uma nova cultura que está sendo implantada na cidade.

A avaliaçã é do comandante da Cipran, Coronel Alírio Villasanti, que cita a campanha "Pedestre, eu cuido!". “Na maioria das vezes o pedestre está correto, porque ele é o mais vulnerável, então ele tem que ter um respeito maior, até porque em algum momento todos nós somos pedestres”, afirmou.

Mas, segundo o comandante, nem sempre o motorista é o vilão da história. Há situações de desrespeito em que o responsável é o pedestre, mas, neste caso, não há uma punição regulamentada. É preciso contar com o bom senso e educação.

"O CTB prevê penalidades para pedestres, mas o Contran ainda não regulamentou a decisão", explica.

Dicas – Cabe ao pedestre atravessar sempre em faixa de segurança. Na falta da sinalização, cruzar a via sempre em linha reta e nunca “driblando” os carros em movimento.

Comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti. (Foto: João Garrigó)
Comandante da Ciptran, coronel Alírio Villasanti. (Foto: João Garrigó)

“Ver e ser visto”, a máxima do trânsito, é a principal recomendação. É necessário olhar para os lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única. Atravessar correndo ou fazendo brincadeiras deve ser evitado, assim como esperar a travessia abaixo do meio-fio.

Se o sinal estiver aberto para os carros, a preferência é dos motoristas. À noite ou em dias chuvosos a recomendação é para a utilização de roupas claras. Se for atravessar com animais, é preciso trazê-los presos às coleiras e afastados do meio-fio.

Já os motoristas precisam dar preferência àqueles pedestres que demonstrem, por meio de gestos, a intenção de atravessar a via sobre a faixa de segurança.

Pedestres que começaram a atravessar em cruzamento ou sob sinalização têm preferência quando o sinal está verde para o condutor.

Manter distância dos demais veículos, não ultrapassar indevidamente e não estacionar em faixas de segurança também fazem parte das recomendações.

Nos siga no Google Notícias