ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Lugares por Onde Ando

Praias catarinenses já não atraem tanto os campo-grandenses, diz estudo

A mudança de rota vem desde o início da década passada e neste verão Bahia, Ceará e Alagoas são os destinos preferidos

Paulo Nonato de Souza | 02/01/2020 06:12
Praia do Forte, em Salvador, um dos destinos turísticos baianos, os preferidos dos sul-mato-grossenses (Foto: Filipe Frazão)
Praia do Forte, em Salvador, um dos destinos turísticos baianos, os preferidos dos sul-mato-grossenses (Foto: Filipe Frazão)

Por muito tempo, nesta época do ano, as praias de Santa Catarina foram uma extensão de Mato Grosso do Sul, mas como nada é para sempre, ano a ano essa realidade tem mudado com descobertas de novos destinos praianos. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 01 de janeiro, pelo Ministério do Turismo.

O estudo realizado em parceria com agências de viagens de Campo Grande mostra que os atrativos turísticos mais procurados pelos sul-mato-grossenses para este verão estão nos estados da Bahia, Ceará e Alagoas. Diz que os destinos baianos são os preferidos, e que 48,4% dos viajantes compraram pacotes para curtir sol e praia em família.

A mudança de rota vem acontecendo desde o início da década passada. Em 2014, a mesma pesquisa do Ministério do Turismo revelou que as praias de Santa Catarina e Paraná eram as preferidas, mas as buscas dos campo-grandenses por viagens para o Nordeste haviam crescido 20% entre 2011 e 2013.

O levantamento semestral, feito para identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva das agências e operadoras de turismo para os períodos de alta temporada, envolveu agências de viagens também de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, e a constatação é de que o Nordeste é o principal destino dos viajantes do Centro-Oeste neste verão.

“Quando observamos por estado, os turistas goianos e sul-mato-grossenses preferiram os destinos baianos. Já os brasilienses preferem visitar atrativos cearenses. No Mato Grosso, os clientes dessas agências buscaram no estado de Alagoas o descanso no verão”, diz nota divulgada pelo Ministério do Turismo.

Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina (Foto: Fabiano Motta)
Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina (Foto: Fabiano Motta)

Na perspectiva das empresas de turismo nordestinas, os turistas do Centro-Oeste irão impactar em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020.

Para 15,2% das empresas de turismo do Nordeste, a perspectiva é de que o número de empregados aumente, 55,3% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período, e 58,3% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento.

“É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Centro-Oeste no crescimento do turismo no país. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, avaliou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Nos siga no Google Notícias