ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Lugares por Onde Ando

Ríohacha, um paraíso além de Bogotá, Medellín e Cartagena

Paulo Nonato de Souza | 11/08/2023 09:54
Lugar de belas praias, a baixa temporada em Riohacha vai de abril a novembro, quando não está tão quente, a cidade mais agradável e as praias menos lotadas (Foto: Reprodução)
Lugar de belas praias, a baixa temporada em Riohacha vai de abril a novembro, quando não está tão quente, a cidade mais agradável e as praias menos lotadas (Foto: Reprodução)

Quando pensamos na Colômbia como opção de destino turístico na América do Sul logo lembramos de cidades como a capital Bogotá, Medellín, Cáli, Barranquilla e Cartagena. Mas, que tal conhecer Ríohacha, uma pequena cidade colombiana que seduz os visitantes com sua impressionante beleza natural, além do clima tropical, charmosas praias e muita história?

A dica do site VAMOSViajar, da Latam, não economiza elogios ao destino localizado no norte da Colômbia, distante 1.486 km de Bogotá. Diz que Ríohacha é pra lá de especial e diferente, onde você vai poder relaxar, explorar e também interagir com parte da fascinante cultura indígena da América do Sul.

As caribenhas costas de Riohacha são uma verdadeira joia e cativam os turistas com suas areias brancas, águas mornas e cristalinas, além dos esplêndidos pores do sol, fazendo desse canto colombiano um paraíso tropical. Se você curte a prática do kitesurf, não pode deixar de conhecer a praia “El Pilón”, com extensas dunas e águas calmas que fazem dela o lugar perfeito para esse esporte. Perto dessa famosa praia existem restaurantes onde os visitantes podem se deliciar com os pratos de variados frutos do mar e peixe fresco, representativos da cozinha regional.

Recomendamos também a "Playa Salguero", uma praia quase virgem com inúmeras palmeiras, onde a areia fica com uma bela cor dourada devido ao reflexo do sol.  “Playa Salguero” é o lugar perfeito se você estiver procurando relaxar, pegar um bronze e dar um delicioso e refrescante mergulho nas águas do Caribe. Aqui também vai encontrar diversos restaurantes e barracas de comida que oferecem os excelentes pratos típicos da região.

Banca de artesanatos produzidos pelo povo indígena Wayuu, os primeiros habitantes da região muitos séculos atrás (Foto: Mário Carvajal/Reprodução)
Banca de artesanatos produzidos pelo povo indígena Wayuu, os primeiros habitantes da região muitos séculos atrás (Foto: Mário Carvajal/Reprodução)

MAIS DO QUE BELAS PRAIAS - Se você quiser um lugar ainda mais sossegado, não pode deixar de conhecer "Playa Mayapo". Essa tranquila praia fica a 30 quilômetros ao sul de Ríohacha e oferece um ambiente mais relaxante e descontraído; é o esconderijo perfeito para quem procura fugir da rotina diária! Mas não são só as belas praias que você pode explorar em Ríohacha, já que a sua área urbana também tem muito para oferecer.

A sugestão é começar o passeio visitando o centro histórico, um lugar para conhecer e se maravilhar com a impressionante arquitetura colonial. As características dessa época se refletem nos prédios históricos, nas charmosas ruas de paralelepípedos e nas belas praças. Na Casa de la Cultura tem exposições que mostram a arte e a cultura da cidade, mas também não deixe de curtir um passeio pelas ruas, respirando o ambiente e a história de Ríohacha.

MERGULHO NA CULTURA INDÍGENA - A Catedral de Nuestra Señora de los Remedios é uma das principais atrações da cidade e exige uma visita, por ser considerada uma das catedrais mais antigas da América Latina já que foi construída no século XVIII. Da mesma forma, não se pode deixar de fazer a clássica caminhada pelo Malecón, um calçadão que se estende ao longo da costa e desde onde os visitantes podem ter uma vista espetacular do mar do Caribe. O Malecón fica cheio de pessoas passeando, fazendo exercício e aproveitando a fresca brisa que o mar traz, enquanto admiram os monumentos e esculturas que representam a cultura Wayuu, a comunidade indígena local.

Os integrantes do povo indígena Wayuu foram os primeiros habitantes da região muitos séculos atrás, e continuam tendo uma área de reserva onde as comunidades levantam suas rústicas moradias, agrupadas em “rancherías”, um tipo de assentamento. Não perca a oportunidade de conhecer de perto os seus costumes, artesanato e estilo de vida. No "Museu Etnográfico" da cidade está exposta uma enorme coleção de objetos e artefatos desse povo ancestral, mostrando a história Wayuu através de suas roupas típicas, artesanatos e objetos que ilustram a sua forma de vida tradicional.

O melhor é que é possível ter um contato mais próximo com a comunidade indígena, muito além do que pode ser visto no museu, porque você também pode visitar uma “ranchería” Wayuu. Ali poderá conhecer em primeira mão a vida cotidiana desse povo, seu sistema de governo, organização social, práticas culturais e sua estreita relação com a natureza. Os Wayuu são um grupo social que valoriza profundamente sua cultura e tradições, e essa é uma oportunidade única para observar de perto seu estilo de vida.

Gostou da dica? Então é só começar a planejar a sua viagem. A distancia rodoviária é longa desde Bogotá, mas há opções de voos que levam você até Ríohacha. Mas, mesmo de avião não são viagens simples. A Latam tem voo de duração de 31 horas com embarque no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Partida às 5h15 da manhã e chegada às 11h29 do dia seguinte depois de três conexões para troca de aeronave em Brasília, Lima e Bogotá.

Nos siga no Google Notícias