ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Um paraíso de águas cristalinas, cachoeiras e trilhas em Bonito

Paulo Nonato de Souza | 09/06/2023 06:26
O Receptivo da Estancia Mimosa, atrativo com mais de 250 espécies de aves e 32 espécies de mamíferos catalogados (Foto: Reprodução)
O Receptivo da Estancia Mimosa, atrativo com mais de 250 espécies de aves e 32 espécies de mamíferos catalogados (Foto: Reprodução)

Estância Mimosa, um paraíso da natureza em Bonito. Único atrativo do principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul com trilhas e cachoeiras dentro de uma unidade de conservação de uso sustentável, o lugar é um bom exemplo de atividade turística e natureza preservada, onde  é possível fazer caminhada em meio à vegetação do cerrado, avistar mais de 250 espécies de aves ou se deparar com uma das 32 espécies de mamíferos catalogados.

Não por acaso, esta semana o passeio localizado a 24 km em relação ao centro de Bonito recebeu a certificação de empreendimento turístico sustentável, na categoria Ouro, em evento da Green Destinations, uma organização sem fins lucrativos baseada na Holanda, que defende o turismo socialmente e ambientalmente responsável. A Estância Mimosa Mimosa é o primeiro atrativo turístico de Mato Grosso do Sul a receber a certificação concedida com base em levantamento do Programa DEL Turismo, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Na prática, a certificação nível ouro significa que a Estância Mimosa entrou para a lista de empreendimentos de excelência internacional. “É o reconhecimento de que a gente pratica ecoturismo com alma e propósito”, afirmou Luíza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo que diariamente recebe dezenas de visitantes apaixonados pela natureza.

“Muito mais que reconhecimento, o processo de certificação do Programa DEL Turismo é uma forma de auxiliar empreendimentos turísticos a compreenderem o que de fato é sustentabilidade e como aplicar seus conceitos de forma prática e eficaz”, disse Camila Fernandes, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Local (Del) no Senac/MS.

O premio da Green Destinations, organização holandesa que defende o turismo socialmente e ambientalmente responsável (Foto: Divulgação)
O premio da Green Destinations, organização holandesa que defende o turismo socialmente e ambientalmente responsável (Foto: Divulgação)

COMO É O PASSEIO - São 10 cachoeiras com 9 paradas para banhos, verdadeiras piscinas naturais, além de trilhas, opções de passeio a cavalo e contemplação de aves raras. A Estância Mimosa é um lugar que encanta pelo contato intenso com a natureza, onde a programação para os visitantes inclui caminhadas por 2,8 km de trilhas.

A lista de cachoeiras tem algumas preferidas dos turistas: Cachoeira Mutum, Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol. No caminho você ainda pode optar entre quatro mirantes para contemplar a morraria da Serra da Bodoquena.

O passeio de contemplação de animais proporciona a oportunidade de avistar aves raras, como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto. O lugar tem uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado.

COMO CHEGAR - O acesso para a propriedade é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena; não é permitido calçado aberto nas trilhas; naa sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs que aceitam cartões de crédito. Voce pode acessar informações mais detalhas no site oficial do Grupo Rio da Prata, responsável pelo atrativo.

Nos siga no Google Notícias