ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Veículos

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

A picape chega com novo visual, mais equipamentos e conjunto mecânico mais moderno

Márcio Martins | 20/11/2015 14:58
Foto divulgação
Foto divulgação

A nova geração da Hilux foi apresentada ao público nesta quinta-feira (19), durante um evento na concessionária Toyota Kampai em Campo Grande. A picape que chega na sua 8ª geração, conta com um design totalmente renovado, uma lista de equipamentos mais recheada, mais conforto, novo motor e transmissão, chassi mais resistente e melhor capacidade fora de estrada.

Desde que a Hilux nasceu, em 1968, a Toyota já vendeu mais de 16 milhões de unidades em 180 países. Por sete gerações, a picape ganhou uma reputação lendária e arrebatou um grande número de clientes fiéis em todo o mundo, devido aos seus pilares de qualidade, durabilidade e confiabilidade.

Depois de testar as condições de uso da nova Hilux em cenários extremamente exigentes em todo o mundo, o principal objetivo da equipe de engenharia da Toyota foi torná-la superior à anterior, em todos os aspectos.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande
Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

Como explicado por Hiroki Nakajima, o engenheiro-chefe responsável pela nova Hilux: "Todo o nosso conceito de desenvolvimento foi centrado na ‘redefinição de força’. O objetivo era fazer uma nova Hilux 'ainda mais forte’, com base em uma interpretação muito mais ampla da palavra".

VERSÕES

Para atender às necessidades e exigências de diferentes perfis de cliente, seja no trabalho pesado, lazer ou multiuso, há seis diferentes versões da nova Hilux.

São elas: Chassi-cabine 4x4 e câmbio manual; Standard 4x4, nas configurações com cabine simples ou dupla, também com transmissão manual de seis velocidades; SR; SRV; e a novíssima e exclusiva top de linha SRX. As três últimas são equipadas com tração 4x4 e transmissão automática de seis velocidades.

DESIGN EXTERNO

Comparada à geração anterior, a nova Hilux é 7 cm maior (5.330 mm), 2 cm mais larga (1.855 mm) e 4,5 cm mais baixa (1.815 mm). O entreeixos permanece com excelentes 3.085 mm.

A dianteira mostra contraste entre o grande para-choque e a grade frontal estreita, que parece se fundir aos faróis, formando uma só peça.

Seu aspecto forte é transmitido pelos para-lamas largos, que agora fazem parte do corpo da carroceria, e no movimento expresso pelas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho trapezoidal.

Para garantir uma aparência mais limpa, a localização dos limpadores e do lavador do para-brisa foi aprimorada, enquanto o intercooler foi deslocado para a frente do motor. Na prática, a entrada de ar do intercooler, antes localizada em cima do capô, foi eliminada. Por falar em capô, a peça recebeu vincos bem marcados e está mais afilada, formando uma junção perfeita com a grade frontal e com o conjunto ótico dianteiro.

Realçando ainda mais o design moderno, a versão SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande
Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

As versões SRV e SRX

A versão SRX é equipada com novas rodas de liga leve de 18 polegadas e com pneus 265/60R18, enquanto as versões SRV e SR trazem rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 265/65R17. As outras possuem rodas de ferro de 17 polegadas, com pneus 225/70R17.

O design traseiro completa o conjunto elegante e forte da dianteira e lateral. Destaque para o novo grafismo das lanternas verticais. As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré, proporcionando à nova Hilux uma aparência mais fluida. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e é cromado nas versões SR, SRV e SRX.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande
Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

DESENHO INTERIOR

O design interno também foi redefinido, nas versões SRX e SRV, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação — controles do ar-condicionado e do sistema de som e navegação. Este item, aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor azul do painel de instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.

Referente aos equipamentos, desde a versão de entrada, a nova Hilux conta com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, medidor de economia de combustível, aviso sonoro de chave na ignição e luzes acesas, limpador do para-brisa com temporizador e nivelador dos faróis.

Vidros com dispositivo antiesmagamento, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir da versão SR, sendo que nas SR e SRV, os vidros possuem função um toque para subida e descida. A SRX oferece esta mesma funcionalidade para os vidros das quatro portas, e se destaca pelo Smart Entry System, que permite, por meio de uma chave inteligente, desbloquear as portas com a simples pressão do botão na maçaneta. Também foi adicionado o botão Push

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

Outra novidade é o display colorido de 4,2”, localizado no meio do painel de instrumentos, entre o velocímetro e o conta-giros, que equipa as versões SRV e SRX. Dentre as funções disponíveis, destacam-se as informações de fácil leitura do áudio, do sistema de navegação ou da performance de pilotagem. Por exemplo, o indicador “ECO” é uma função que avalia o desempenho da condução e ajuda a reduzir o consumo de combustível.

A versão SR também conta com um display de múltiplas funções, porém um pouco menor e em tela preto e branco.

As versões SR, SRV e SRX possuem um dispositivo de áudio ligado à uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré, para facilitar manobras de estacionamento.

As novas Hilux SRV e SRX também contam com navegador GPS e TV digital.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande
Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

Novos motores

A equipe de engenharia desenvolveu um novo motor turbo diesel com intercooler, pertencente à recém-lançada série Global Diesel (GD). Juntamente com a melhora no consumo de combustível, o aumento do torque é a característica mais marcante do propulsor, o que se reflete na melhoria excepcional de aceleração, em baixa e média velocidades.

O desempenho foi aperfeiçoado com a melhoria da eficiência dos sistemas de injeção e de admissão. Por sua vez, o peso do motor foi reduzido, incrementando o consumo de combustível e diminuindo a fricção das partes mecânicas. Como já é tradição nos motores da Toyota, este utiliza corrente, em vez de correia dentada, o que reduz os custos de manutenção.

O Toyota 1GD 2.8L possui quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável (TGV) e intercooler. Mesmo com 200 cilindradas a menos do que o Toyota 1KD da geração anterior, esta evolução melhora o nível de consumo e desempenho, já que tem 6cv a mais (177 cv a 3.400 rpm) de potência. Com relação ao torque, houve aumento de 22% na picape com transmissão manual (42.8 kgfm entre 1.400 e 2.600 rpm) e um aumento de 31% na versão com transmissão automática (45.9 kgfm entre 1.600 e 2.400 rpm).

Os dados de consumo que serão informados pelo INMETRO são: 9,03 km/l em trecho urbano e excelentes 10,52 km/l em uso rodoviário, para a picape automática. Para a nova Hilux com transmissão manual, os resultados são ainda melhores: 9,3 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

Transmissão

A nova transmissão automática de seis velocidades, que equipa as versões SR, SRV e SRX, foi desenvolvida para potencializar o desempenho do motor. A nova relação de marchas está ajustada para privilegiar arrancada mais vigorosa em primeira marcha, e elevar a economia de combustível em sexta.

O motorista pode adaptar seu estilo de condução à nova Hilux, selecionando os modos ECO ou Power.
O ECO suaviza a aceleração, adequando o curso do pedal do acelerador a uma condução mais econômica e, ao mesmo tempo, dosa o funcionamento do sistema do ar-condicionado.

No modo Power, o motorista pode aproveitar uma direção mais vigorosa, pois o mecanismo realiza um ajuste fino da ECU do motor, de acordo com o ângulo do pedal do acelerador, proporcionando respostas mais rápidas. Este modo de condução é ideal quando o condutor enfrenta situações de ultrapassagem ou ainda quando o veículo transporta cargas pesadas por longos percursos ou aclives acentuados.

Nova Toyota Hilux é apresentada em Campo Grande

SEGURANÇA

Com relação aos itens de segurança ativa, a nova Hilux traz importantes equipamentos, disponíveis de acordo com suas versões.

• Freios ABS com Distribuição Eletrônica (EBD) – Todas as versões
• Assistente de Frenagens Emergenciais (BA) – Todas as versões
• Controle de Tração Ativo (A-TRC) – Versões SRV e SRX
• Controle de Estabilidade (VSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Reboque (TSC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Partida em Rampas (HAC) – Versões SRV e SRX
• Assistente de Descida em Ladeiras (DAC) – Versão SRX
• Luzes de Neblina – Versões SRV e SRX

Com relação à segurança passiva, a nova Hilux é equipada desde a versão de entrada com:
• Airbags duplos dianteiros – Todas as versões
• Airbag de joelho para o motorista – Todas as versões
• Cinto de segurança de três pontos na dianteira com pré-tensionadores, limitadores de força e alarme que avisa o não-afivelamento do cinto

Na SRX, foram incorporados:
• Airbags laterais para motorista e passageiro da frente.
• Airbags de Cortina, totalizando sete bolsas infláveis.

Preços sugeridos de cada versão:

Hilux 4X4 D/C SRX 2.8 TDI 6 A/T R$ 188.120
Hilux 4X4 D/C SRV 2.8 TDI 6 A/T R$ 177.000
Hilux 4X4 D/C SR 2.8 TDI 6 A/T R$ 162.320
Hilux 4X4 D/C STD 2.8 TDI 6 M/T R$ 130.960
Hilux 4X4 D/C Cabine Simples 2.8 TDI 6 M/T – R$ 118.690
Hilux 4X4 D/C Chassi 2.8 TDI 6 M/T R$ 114.860

Abaixo as fotos do evento de lançamento da Nova Hilux que aconteceu em Campo Grande.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto Márcio Martins)
  • O evento  contou com a presença da diretoria da Toyota do Brasi e do Grupo Enzo.  (Foto Márcio Martins)
  • O evento  contou com a presença da diretoria da Toyota do Brasi e do Grupo Enzo. (Foto Márcio Martins)
  • Karlos Cesar Fernandes, diretor do Grupo Enzo.
(Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
  • (Foto Márcio Martins)
Nos siga no Google Notícias