ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Carro não deve ser símbolo de luxo, por Robert Stephen Newnum

Por Robert Stephen Newnum (*) | 22/09/2011 10:58

Infelizmente, minha terra Natal ajudou em muito a propagar o ideário do carro como objeto de luxo e sucesso. Todavia, meu país, a duras penas, finalmente, está adquirindo a consciência do peso ambiental que os carros causam ao meio ambiente e que muitas vidas foram abreviadas de sua existência pela condução inadequada dessas máquinas.

Vivo no Brasil há 31 anos e vejo que nós brasileiros somos viciados em nossos veículos individuais de transportes. Quantos carros andam na cidade com somente uma pessoa? Quantas pessoas usam o carro para ir à farmácia próxima da sua casa? E quantos usam o carro para ir até o parque para depois fazer seu exercício, dando voltas a pé? Que aburdo!

O dia 22 de Setembro, Dia Mundial sem Carro, nos desafia a perceber que o carro não deve ser símbolo de luxo ou riqueza e que existem muitas maneiras de chegar de um lugar até o outro: usar transporte coletivo, bicicletas e caminhar: além de salutar para meio ambiente é saudável para o corpo e para a alma. E, além disso, ajuda a eliminar a violência no trânsito caótico de nossas cidades.

Quando precisamos usar o carro, devemos obedecer aos limites de velocidade; sair de casa mais cedo; parar antes da faixa dos pedestres; respeitar os semáforos; não beber antes de dirigir. Devemos usar as setas e “exigir” o uso do cinto de segurança de todos que andam conosco. Além disso, podemos criar grupos de carona solidária no nosso prédio, vizinhança e na empresa.

Se formos motoqueiros, precisamos obedecer às mesmas leis de tráfego dos veículos e, além disso, precisamos ter uma atitude de respeito bondoso com os carros e cuidado muito especial com os pedestres. Não costurar no tráfego é regra de motoqueiros que, verdadeiramente sabem que a motocicleta é uma opção de vida livre! Livre, inclusive, de provocar morte de pessoas inocentes.

Por outro lado, como pedestres, devemos respeitar a sinalização, cruzar nas faixas e respeitar os semáforos. Não nos arriscar, atravessando em lugares perigosos. Do que vale ganhar um segundo na vida e perder a vida num segundo? Devemos lembrar que os motoristas e os motoqueiros, mesmo sendo cuidadosos, muitas vezes ficam impedidos de nos avistar.

Finalmente, devemos todos nós termos em mente que o espaço do trânsito deve ser um espaço de solidariedade e de preservação da vida, do qual todos nós temos direitos e deveres.

O carro não deve ser símbolo de luxo ou de sucesso. Luxo é sermos conscientes. Sucesso é vivermos contemplando as belezas da vida junto com as pessoas que amamos, até que a velhice nos chegue.

(*) Robert Stephen Newnum é missionário da Igreja Metodista Unida dos Estados Unidos e doutor em Ciências da Religião.

Nos siga no Google Notícias