ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Artigos

Nova proposta de sistema de avaliação de creches pode ser efetivada em 2019

Marcia Regina Mocelin e Gisele do Rocio Cordeiro (*) | 08/07/2018 13:35

O Plano Nacional de Educação, em vigor de 2014 a 2024, traz 20 metas com 254 estratégias para a melhoria da educação. Entre essas metas, que estão divididas nas etapas do ensino e na valorização dos profissionais do magistério, também está prevista a avaliação da qualidade da educação nacional.

O Ministério da Educação divulgou, no fim de junho, que a educação infantil será avaliada pela primeira vez no ano que vem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O que é uma grande novidade, pois, atualmente, as avaliações nacionais são aplicadas apenas a partir do ensino fundamental.

A ideia é que professores, dirigentes e equipe escolar respondam um questionário sobre a estrutura da instituição e a formação que está sendo oferecida aos alunos, para investigar as condições necessárias para o desenvolvimento das crianças. Além dessa investigação, a intenção é que os pais e responsáveis das crianças também possam participar do processo. Essa é uma das diferenças da avaliação do ensino infantil, pois, nesse caso, os avaliados não são as crianças, mas os meios que fornecem a educação às crianças.

O tema avaliação é sempre complexo, seja em que área do conhecimento for. Por isso, nos permitimos questionar sobre que medidas o Ministério da Educação tomará a partir do levantamento desses dados e qual será o seu benefício em termos de educação?

Fazer uma pesquisa só por fazer, sem apresentar uma proposta de ação para a melhoria do setor, não tem sentido. Acreditamos que o Ministério da Educação precisa levar em consideração a educação infantil, até porque ela é a base do desenvolvimento da criança, mas os objetivos desse levantamento, assim como as ações que serão realizadas a partir desses dados, ainda não estão bem claros.

Sabemos que no Plano Nacional de Educação determinou a criação de uma Base Nacional Comum Curricular e nela, que foi aprovada em 2017 e deve estar em prática até 2019, uma mudança significativa está por vir: o adiantamento da alfabetização para o 2º ano.

A partir do momento em que são feitas mudanças no sistema educacional, é preciso automaticamente avaliar o projeto, para continuar com sua execução ou aparar as arestas que aparecerem no caminho. Os primeiros resultados efetivos devem aparecer a partir de 2021. Resta saber se a metodologia de avaliação aplicada vai apontar os índices com lealdade e propriedade para medir a nossa educação infantil.

(*) Marcia Regina Mocelin (PhD) é coordenadora dos cursos de Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica do Centro Universitário Internacional Uninter.

(*) Gisele do Rocio Cordeiro é coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Nos siga no Google Notícias