ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Artigos

Sistema cantareira: copa e eleição tiram foco do problema

Por Rodrigo Felisoni (*) | 18/06/2014 13:33

A Copa do Mundo no Brasil e a chegada das eleições são as principais manchetes dos noticiários nas últimas semanas. Com isso, a situação crítica da falta de água em São Paulo vem sendo esquecida por muitos. No último dia 17, a Sabesp informou que o nível do volume morto do Sistema Cantareira atingiu 22,8% e a estimativa é que a reserva acabe em outubro.

Além do consumo esperado, não podemos esquecer que, por conta do Mundial, São Paulo está lotada de turistas e isso representa maior utilização do recurso hídrico. Outros sistemas como Alto Tietê e Guarapiranga, também registram queda nos níveis.

Visualizando esse cenário e analisando a perspectiva dos órgãos responsáveis, podemos dizer que, caso não chova muito nos próximos meses, teremos uma séria crise de falta d’água até o fim de 2014. Diante disso, cada vez mais seremos obrigados a utilizar água de fontes variadas, o que aumenta a preocupação sobre a sua qualidade.

Nesse sentido, temos que nos antecipar ao risco e nos prevenir de possíveis contaminações. Medidas de baixo custo como uso de bactericidas para eliminar bactérias da água, pode ser uma alternativa para proteger a saúde. Diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça são alguns sintomas de infecções decorrentes de contaminações. Vamos ficar atentos e lembrar que, a Copa e a eleição logo acabam, mas, sem chuva, a crise da água não.

(*) Rodrigo Felisoni é diretor da Saggio do Brasil, indústria responsável pelo Hidrosteril®,higienizador bactericida para tornar a água potável.

Nos siga no Google Notícias