ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

“População não atende nosso apelo”, diz secretário sobre combate a dengue

Titular da SES, Geraldo Resende cobrou maior envolvimento das pessoas na guerra contra o mosquito

Jones Mário e Leonardo Rocha | 17/02/2020 09:39
Secretário estadual quer maior cooperação dos sul-mato-grossenses no combate ao dengue (Foto: Leonardo Rocha)
Secretário estadual quer maior cooperação dos sul-mato-grossenses no combate ao dengue (Foto: Leonardo Rocha)

Depois do titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), José Mauro Filho, dizer que a população está criando o Aedes aegypti como cria cachorros, foi a vez do secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, denunciar a inércia dos sul-mato-grossenses para combater o mosquito transmissor da dengue.

“Enquanto a população for pouco colaborativa, teremos números que nos incomodam e vidas se perdendo. A população não atende nossos apelos. Muita gente não tem cuidado com a sua saúde, a saúde de seus filhos e de entes queridos, porque acredita que a dengue não vai acontecer entre os seus”, disparou Resende na manhã desta segunda-feira (17).

O secretário estadual participa de evento que trata da vigilância em Saúde, no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, está no encontro estadual.

Boletim - Conforme boletim epidemiológico da SES, divulgado na última quarta-feira (12), 11 mortes foram provocadas por dengue em Mato Grosso do Sul este ano.

O relatório aponta para 2.829 casos identificados nos 43 primeiros dias do ano, média de 65,7 a cada dia.

Campo Grande e mais 67 municípios sul-mato-grossenses têm média (de 100 a 300 casos para cada 100 mil habitantes) ou alta incidência (acima de 300 casos/100 mil habitantes) da doença.

Agentes foram vestidos de preto e deixaram auditório quando evento começou (Foto: Henrique Kawaminami)
Agentes foram vestidos de preto e deixaram auditório quando evento começou (Foto: Henrique Kawaminami)

Manifestação - Grupo de aproximadamente 100 agentes de endemias e comunitários de Saúde fez manifestação durante o evento no Palácio Popular da Cultura. Vestidos de preto, se levantaram e deixaram o auditório assim que começaram os discursos de abertura.

Segundo o presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, os agentes foram obrigados pela prefeitura a comparecer ao evento. Caso contrário, seriam penalizados com falta e desconto no salário.

“Não vão ficar na abertura batendo palma pra político, como marionetes”, falou Tabosa, que reclamou  da falta de pagamento de adicional por insalubridade, de reposição inflacionária e de plano de cargos e carreiras aos agentes.

O grupo prevê retornar ao auditório por volta das 10h30min, quando começarem as palestras com especialistas sobre dengue, influenza (gripe), coronavírus, tuberculose, hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis e outras.

Nos siga no Google Notícias