ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

A cada 10 sul-mato-grossenses, 6 ignoraram isolamento no Dia das Mães

Estado ficou entre as três unidades da federação com índice mais baixo neste domingo (10)

Jones Mário | 11/05/2020 09:13
Praticamente 60% da população do Estado saiu de casa no último domingo (Foto: Paulo Francis)
Praticamente 60% da população do Estado saiu de casa no último domingo (Foto: Paulo Francis)

No Dia das Mães, celebrado neste domingo (10), apenas 41,9% dos sul-mato-grossenses ficaram em casa e respeitaram as recomendações de isolamento social para frear o contágio pelo novo coronavírus. O número coloca o Estado na terceira posição nacional entres as unidades da federação que mais ignoraram a medida.

À frente de Mato Grosso do Sul neste domingo ficaram apenas Goiás (40,1%) e Roraima (41,8%). Mato Grosso empatou com o índice do vizinho ao sul. Os dados são da startup In Loco.

Se o Centro-Oeste concentrou a maior parcela dos desobedientes ao isolamento, o Norte comportou os mais corretos - Pará, com 55% da população em casa; e Amapá, com 53,9%. O nordestino Ceará completou o pódio de ontem, com 53,6% de índice.

Na última sexta-feira (8), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, chorou durante transmissão ao vivo, ao apelar contra encontros e reuniões neste Dia das Mães. Na última semana, entre os dias 3 e 9 de maio, 74 novos casos de covid-19 foram registrados, que respondiam, até sábado (9), por 21,3% do total de ocorrências.

Municípios - Ainda neste domingo (10), Guia Lopes da Laguna liderou o Estado em taxa de isolamento social, com 70,8%. Com 26 casos e taxa de incidência de 262,7 para cada 100 mil habitantes (a média nacional é de 76,9/100 mil), o município está sob lockdown.

Brasilândia (57,3%) e Jaraguari (56,8%) foram os municípios que mais se aproximaram do índice de Guia Lopes.

(Infográfico: Reprodução/SES)
(Infográfico: Reprodução/SES)

Campo Grande seguiu na parte de baixo da tabela de cidades, com somente 41,2% das pessoas em obediência à recomendação de não deixar suas casas.

Os três piores do Estado no Dia das Mães foram Novo Horizonte do Sul (28,1%), Japorã (28,6%) e Santa Rita do Pardo (31,3%).

(Infográfico: Reprodução/SES)
(Infográfico: Reprodução/SES)


Nos siga no Google Notícias