ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Após apelo "Vacina Geral", Ministério amplia para 150 mil doses da Janssen a MS

Mato Grosso do Sul havia pedido todas as doses do imunizante da marca

Lucia Morel | 10/06/2021 19:48
Frascos da vacina da Janssen que são aplicadas em apenas uma dose contra a covid. (Foto: Divulgação)
Frascos da vacina da Janssen que são aplicadas em apenas uma dose contra a covid. (Foto: Divulgação)

Mato Grosso do Sul vai receber cerca de 150 mil, o mesmo que 5% das três milhões de doses da vacina Janssen contra covid-19 que devem chegar ao Brasil amanhã. Depois de pleito do Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) pela totalidade das doses esta semana, o Ministério da Saúde garantiu um pouco mais ao Estado além das 38,4 mil que estavam previstas.

Segundo o conselho informou há pouco em nota, após reunião hoje da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), formado pelo ministério, Cosems e Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde ficou definido aumento das doses a serem enviadas a MS.

Presidente do conselho municipal, Rogério Leite, disse que os 5% estão garantidos. “5% do total recebido será destinado a população sul-mato-grossense. A distribuição aos municípios será pactuada com o Estado, durante reunião da CIB, com todos os gestores”, comentou.

Segundo o Ministério da Saúde, para negar o pedido de três milhões ao Estado, foi informado que tal lote de doses únicas já estava dividido entre os estados e para cá, viria remessa contendo imunizantes para aplicação em cerca de 38,4 mil pessoas. Com anúncio desta tarde, após o pleito, MS foi contemplado com mais.



Na quarta-feira (8), o Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) enviou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedindo "doses únicas" suficientes para imunizar 100% dos adultos.

O conselho defende que Mato Grosso do Sul tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.

Como argumento, o conselho lembrou que as vacinas da Janssen chegarão ao Brasil com prazo de validade para vencer em 27 de junho e que a estratégia de distribuição em Mato Grosso do Sul possibilitaria o aproveitamento de todas as doses que forem enviadas, já que o Estado já se mostrou capaz de receber e em 12 horas entregar vacinas a todos os 79 municípios.

Nos siga no Google Notícias