ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após suspeita, diagnóstico de idosa que morreu com vírus demorou 9 dias

Houve demora na notificação, admitem integrantes da cadeia de atendimento, mas não mudaria tratamento

Anahi Zurutuza | 31/03/2020 19:47
Chegada de paciente, depois de diagnóstico da Covid-19, no Hospital da Cassems de Dourados (Foto: Atual News/Reprodução)
Chegada de paciente, depois de diagnóstico da Covid-19, no Hospital da Cassems de Dourados (Foto: Atual News/Reprodução)

Embora a merendeira Eleuzi Silva Nascimento, de 64 anos, tivesse enfisema pulmonar, assim que ela deu entrada no Hospital da Cassems de Nova Andradina, no dia 16 de março, o alerta para o contágio com o coronavírus foi aceso. O teste, porém, não foi feito logo no início. Só 9 dias depois, a paciente foi diagnosticada com o a Covid-19 .

Nada mudaria o tratamento e talvez nem o resultado final - a morte da idosa -, dizem especialistas. Mas, a forma como lidar com a doente - que precisava de cuidados, mas também era transmissora da doença - poderia ser diferente. Tanto é que profissionais de saúde do hospital também contraíram o novo vírus.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende, é enfático: “não adianta procurar culpados, nada devolverá a vida àquela senhora”.

Mariana Croda, médica infectologista da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e integrante do COE (Comitê de Operações de Emergência) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), complementa, explicando que sem a existência de um medicamento para tratar a paciente, ter o resultado do exame antes ou depois, não mudaria o quadro. “Essa é a evolução, de manhã o paciente está bem e à tarde, está entubado. Isso é coronavírus e a gente vai ter de aprender a lidar com esse tipo de paciente”.

Eleuzi morreu aos 64 anos (Foto: Facebook/Reprodução)
Eleuzi morreu aos 64 anos (Foto: Facebook/Reprodução)

Detalhes – De acordo com a Cassems, que administra os dois hospitais pelos quais Eleuzi passou, no dia 16 mesmo, a SES foi informada da suspeita. Os médicos desconfiaram porque havia o relato de que a paciente teve contato com as irmãs, recém-chegadas da Bélgica, país europeu. Mais tarde, uma das irmãs testou positivo para o vírus.

Em 17 de março, porém, a Vigilância Epidemiológica informou que a paciente “não preenchia os critérios de notificação vigentes”. Ainda não havia sido declarada a transmissão comunitária no Brasil – quando é impossível saber onde a pessoa teve contato com o vírus, confirmando, portanto, a circulação do mesmo naquela localidade.

Eleuzi ficou internada até o dia 23, apresentou melhora e teve alta. Ainda conforme os registros da Cassems, no dia 24, ela teve piora e voltou ao hospital. Só aí exames foram feitos. Não se sabe com quem ela teve contato com alguém neste intervalo.

Mariana Croda explica que os critérios para a realização dos testes são estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que naquele momento, anterior à segunda internação, a paciente não se enquadrava. A idosa já tinha tido crises de falta de ar por causa do enfisema pulmonar. “Esse foi o fator confundidor”.

Cuidado sempre - A orientação para profissionais e unidades de saúde, porém, é tratar qualquer caso do tipo como potencial paciente de Covid-19 e tomar todas as precauções.

“Infelizmente será assim daqui para frente. Vamos ter muitos, a gente não quer, mas é uma doença com letalidade alta, uma doença ingrata”.

Piora – Consta nas anotações da Cassems, que no dia 25, Eleuzi, com insuficiência respiratória aguda, precisou ser transferida para o hospital de Dourados.

Em Nova Andradina não há leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Até então, a paciente estava numa vaga semi-intensiva, de acordo com a entidade que administra o hospital, já usando respirador mecânico, diferente do que a SES havia divulgado mais cedo.

Veja como foi a chegada da paciente no Hospital da Cassems de Dourados:


O óbito da merendeira foi declarado às 12h30 de hoje, mas a causa exata da morte não foi divulgada.

Despedida - O corpo de Eleuzi saiu de Dourados no fim da tarde e será enterrado em Batayporã, cidade onde ela vivia e parte da família mora, sem velório, como medida para evitar mais contágios.

O Campo Grande News apurou que ela deixa duas filhas, uma delas mora na Bélgica, onde a tias estiveram, e a outra vive em Cuiabá, mas já estava no Estado para cuidar da mãe.

Exames – Geraldo Resende fez questão de dizer que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais rápido testa pacientes com suspeita de coronavírus. “O que eu posso dizer é que a hora que chega, em 48 horas estamos entregando o resultado. A equipe do Lacen [Laboratório Central de MS] tem trabalhando dia e noite, com muito sacrifício e muita devoção. Enquanto muitos laboratórios pelo País, têm 1 mil exames de suspeitos na fila, nós temos aqui somente 38. Está havendo compromisso”.

Nos siga no Google Notícias