ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Casos de covid-19 aumentam em todo o Estado com nova variante

MS teve 1.008 registros de covid-19 entre 8 de outubro e 4 de novembro, período de quatro semanas

Por Lucia Morel e Caroline Maldonado | 13/11/2023 18:55
Homem toma vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: PMCG)
Homem toma vacina contra covid-19 em Campo Grande. (Foto: PMCG)

Nas últimas semanas, os casos de covid-19 aumentaram significativamente em todo Mato Grosso do Sul, com ápice nas últimas quatro, quando mais da metade dos casos registrados entre setembro e outubro ocorreram. Pelos dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado teve 1.008 registros de covid-19 entre 8 de outubro e 4 de novembro (quatro semanas). Antes disso, entre o final de agosto e 7 de outubro – período de seis semanas - foram 974 notificações.

Por causa disso, algumas cidades alertaram seus habitantes ou adotaram medidas restritivas, como Amambai, onde na semana passada, o Hospital Regional restringiu a visita aos pacientes internados devido ao aumento de casos de covid-19. O município não figura entre os 10 com mais registros no período de corte feito pela reportagem, mas teve 41 casos nas últimas três semanas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Três Lagoas aparece como terceira na lista de cidades com mais casos: foram 113 desde setembro, mas somente entre 8 de outubro e 4 de novembro, ocorreram 42. Lá, a prefeitura emitiu alerta à população para que passasse a tomar “os cuidados já conhecidos por todos”.

Lá, Vinícius de Jesus Rodrigues, médico da Vigep (Vigilância Epidemiológica), explicou que um dos fatores que justificam esse aumento é uma nova variante do vírus causador da doença, que seria de maior gravidade em relação às cepas anteriores. “É sabido que há muitas pessoas gripadas e que muitas não fazem a testagem, o que nos leva a crer que esse número na verdade é bem maior do que o total de notificações que recebemos”, alertou.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Além deles, nenhum município a mais emitiu algum alerta ou tomou medidas diferenciadas até o momento. A orientação atual para surtos de covid é de isolamento de sete dias. Caso após esse período os sintomas respiratórios permaneçam, o afastamento deve durar mais três dias, completando 10.

Entre o final de agosto e 4 de novembro deste ano, 27 pessoas morreram decorrentes da doença em Mato Grosso do Sul e, atualmente, a maior aliada contra a covid é a vacina, que continua sendo aplicada normalmente nos postos de saúde que não são 24 horas. A imunização não impede a infecção com o vírus, mas reduz seus efeitos graves.

Novo boletim com dados da doença sai amanhã pela SES.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias