“Chegamos ao pico”: mensagem atribuída a secretário estadual de Saúde é falsa
Pasta desmentiu a autoria do comunicado, também já ligado a autoridade do Paraná

Atribuída ao secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, é falsa mensagem viralizada no WhatsApp prevendo dias difíceis e recomendando reforçar os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A pasta desmentiu a autoria via assessoria de imprensa.
Intitulada “Chegamos ao pico” e classificada pelo aplicativo de mensagens como compartilhada com frequência, a nota dá a entender que a evolução de casos de novo coronavírus atingiu patamar máximo. Pelo contrário, os números da pandemia em Mato Grosso do Sul só avançam.
Já são 55 mortes pela doença, 15 delas confirmadas apenas na semana passada pela SES - seis hoje. O total de casos chegou a 5.391, salto de 51,8% em apenas uma semana.
O mesmo recado atribuído a Geraldo Resende também já foi compartilhado em massa no Paraná, supostamente assinado pelo secretário de Saúde local, Beto Preto. A pasta negou a autoria em nota emitida na semana passada.
A mensagem já foi compartilhada também pela página no Facebook da prefeitura de Baldim (MG), no último domingo. Na postagem, quem assina é Paula Loureiro, intitulada como sanitarista.
O recado falso também foi propagado em série em perfis pessoais de Facebook e Twitter.