“Chegamos ao pico”: mensagem atribuída a secretário estadual de Saúde é falsa
Pasta desmentiu a autoria do comunicado, também já ligado a autoridade do Paraná

Atribuída ao secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, é falsa mensagem viralizada no WhatsApp prevendo dias difíceis e recomendando reforçar os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A pasta desmentiu a autoria via assessoria de imprensa.
Intitulada “Chegamos ao pico” e classificada pelo aplicativo de mensagens como compartilhada com frequência, a nota dá a entender que a evolução de casos de novo coronavírus atingiu patamar máximo. Pelo contrário, os números da pandemia em Mato Grosso do Sul só avançam.
- Leia Também
- Mortes por síndrome respiratória aumentam quase 20% no Estado em ano de covid-19
- Retomada econômica e flexibilização em MS esbarram em indicadores da OPAS
Já são 55 mortes pela doença, 15 delas confirmadas apenas na semana passada pela SES - seis hoje. O total de casos chegou a 5.391, salto de 51,8% em apenas uma semana.
O mesmo recado atribuído a Geraldo Resende também já foi compartilhado em massa no Paraná, supostamente assinado pelo secretário de Saúde local, Beto Preto. A pasta negou a autoria em nota emitida na semana passada.
A mensagem já foi compartilhada também pela página no Facebook da prefeitura de Baldim (MG), no último domingo. Na postagem, quem assina é Paula Loureiro, intitulada como sanitarista.
O recado falso também foi propagado em série em perfis pessoais de Facebook e Twitter.