ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com estoque no limite, MS recebe 1º lote de kit intubação de Ministério

Analgésico, sedativo e bloqueador muscular, utilizados em pacientes com covid-19, precisaram ser emprestados

Tainá Jara | 26/03/2021 15:57
Hospitais de Campo Grande está operando com a capacidade máxima no auge da pandemia (Foto: Kisie Ainoã-Arquivo)
Hospitais de Campo Grande está operando com a capacidade máxima no auge da pandemia (Foto: Kisie Ainoã-Arquivo)

Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta sexta-feira, o primeiro lote de kit intubação destinado pelo Ministério da Saúde para garantir o atendimento de pacientes em estado grave. Composto de analgésico, sedativo e bloqueador muscular, o conjunto é necessário para realizar a intubação dos pacientes com covid-19.

Os medicamentos já começavam a faltar em municípios do interior do Estado. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), foi preciso realizar empréstimo para auxiliar as prefeituras que estavam com estoque quase zerado. Em Campo Grande, desde a semana passada, os hospitais alertam para as poucas doses disponíveis. Algumas unidades não tinham remédios suficientes nem par aos próximos cinco dias.

Ainda nesta sexta-feira, os hospitais devem receber os remédios. A secretaria também realizou compra própria de medicamentos do kit intubação e aguarda a entrega pelas empresas vencedoras da licitação.

Na última terça-feira, o secretário de Saúde Geraldo Resende disse à reportagem do Campo Grande News que o quadro era preocupante em todo o Estado. Segundo ele, uma compra feita em março pelo governo estadual sequer foi entregue, pois o governo federal requisitou os produtos.

Médicos ouvidos pelo Campo Grande News explicaram que o desabastecimento enfrentado é de um dos três medicamentos usados para intubar pacientes, ou seja, garantir a respiração por meio de ventilador mecânico, situação comum em doentes de covid-19, por causa do estrago feito no pulmão.

O MPMS (Ministério Público do Estado) também acompanha o estoque dos medicamentos.


Nos siga no Google Notícias