ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Com pátios lotados, TJ alerta sobre prazo de 30 dias para leiloar veículos

O lembrete aos juízes sobre resolução do CNJ foi publicado nesta sexta-feira

Aline dos Santos | 12/03/2021 08:10
Carros apreendidos se deterioram estacionados em rua ao lado do DOF, em Dourados. (Foto: Divulgação)
Carros apreendidos se deterioram estacionados em rua ao lado do DOF, em Dourados. (Foto: Divulgação)

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) publicou recomendação hoje (dia 12) para que os magistrados tenham agilidade nas autorizações para a venda ou restituições de bens apreendidos, seja na lei de drogas ou crimes residuais, preferencialmente no prazo de 30 dias, contado da data da apreensão do bem.

De acordo com o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, a Resolução 356/2020, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) permite a alienação antecipada de ativos. A alienação deve ser realizada, preferencialmente, por meio de leilões.

O documento publicado nesta sexta-feira lembra que o titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, solicitou a intervenção do tribunal junto aos magistrados criminais.

“Objetivando medidas para alienação antecipada ou decreto de perdimento dos ativos da lei de drogas, a fim de coibir a depreciação dos bens depositados nos pátios das delegacias e a dificuldade de sua manutenção, visto que a sistemática adotada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) não tem sido ágil no Estado do Mato Grosso do Sul”.

Na terça-feira (dia 9), o Tribunal de Justiça autorizou a remoção de 849 veículos de pátios de delegacias.  No começo de março, a Sejusp informou que são 7.500 veículos à espera de leilão. De junho de 2020 a março de 2021, apenas 121 veículos foram leiloados no Estado.

Os municípios com maior frota de veículos abandonados são Dourados, Ponta Porã, Amambai, Três Lagoas e Água Clara.

Os três primeiros ficam na região de fronteira, corredor do tráfico de drogas. Já Três Lagoas faz divisa com São Paulo, de onde vêm veículos roubados e furtados. No município de Água Clara, a situação se repete, mas com carros que passam pela BR-267.

A sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em Dourados,  é um dos locais mais abarrotados de veículos. Por falta de espaço no pátio, carros e caminhões já ocupam ruas próximas ao prédio, localizado na Rua Coronel Ponciano. No local também funciona a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira).

Nos siga no Google Notícias