ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Conselho de Odontologia alerta: morango do amor é "vilão do sorriso"

Mordida pode quebrar restaurações, facetas e aparelhos ortodônticos, sem falar nas cáries

Por Cassia Modena | 30/07/2025 08:18
Conselho de Odontologia alerta: morango do amor é "vilão do sorriso"
Confeiteira mostra parte da produção do morango do amor (Foto: Reprodução/Instagram/@gabscakes67)

Que o morango do amor é a novidade mais cobiçada no cardápio das sobremesas, quase todo mundo sabe. Mas o CFO (Conselho Federal de Odontologia) publicou ontem (29) um aviso chamando a atenção para o que muitos desconhecem ou se esquecem: o caramelo do doce pode causar prejuízo em restaurações, facetas e aparelhos ortodônticos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Conselho Federal de Odontologia alerta para os riscos do consumo do morango do amor, doce que virou tendência. O caramelo crocante, apesar de saboroso, pode causar danos aos dentes, especialmente em pacientes com restaurações, facetas e aparelhos ortodônticos. A recomendação é evitar morder a casca dura do caramelo, priorizando o uso de talheres para partir o doce em pedaços menores. A dentista Bianca Zambiasi, conselheira do CFO, reforça a importância dos cuidados na ingestão de alimentos duros e pegajosos. Pacientes com próteses e aparelhos ortodônticos devem evitar o consumo do doce caramelizado para prevenir danos aos dispositivos e lesões na boca. A escovação após o consumo é essencial para remover resíduos de açúcar e evitar cáries. Para quem não abre mão da iguaria, sugere-se consumir o morango sem o caramelo ou com acompanhamentos mais macios.

A camada de açúcar endurecido é a "vilã dos sorrisos", continua o Conselho. Tanto é que, além dos vídeos de pessoas provando ou tentando reproduzir o morango do amor, estão surgindo imagens de dentes quebrados após a mordida.

Conselheira do CFO e doutora em Odontologia, Bianca Zambiasi explica que esses acidentes demandam um atendimento de urgência.

“É fundamental reforçar que pacientes com aparelhos ortodônticos, lentes, facetas e próteses em geral, não devem ingerir alimentos duros e pegajosos. Os demais pacientes também não estão isentos do risco de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação. E, havendo acidentes, devem procurar pelo cirurgião-dentista o quanto antes, para que seja realizado o atendimento de urgência”, pontua.

Veja as dicas para quem ainda não provou ou quer continuar consumindo o doce:

Evite fraturas ao morder

É preciso cuidado redobrado com restaurações extensas, especialmente nos dentes da frente. Escolha partes mais finas do caramelo para morder com os dentes incisivos (os "da frente"). Para mastigar, use os molares, que estão no fundo da boca e possuem a função de triturar os alimentos. O mais seguro, no entanto, é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca.

Cuidado com as cáries

A cárie pode surgir quando há acúmulo de microrganismos na boca e ingestão frequente de açúcares e carboidratos fermentáveis, levando à desmineralização dos dentes.

Escove os dentes logo após ingerir o morango do amor, com atenção especial à limpeza entre eles. É fundamental remover todos os resíduos, principalmente o do caramelo que é mais grudento e pode insistir em ficar ali.

Quem tem facetas, próteses e aparelhos ortodônticos não deve ingerir alimentos duros e pegajosos

O caramelo possui textura dura e pegajosa, uma combinação perigosa para pacientes que fazem uso de facetas, próteses fixas ou removíveis (totais ou parciais) e aparelhos ortodônticos.

Dependendo do acidente, danos irreversíveis podem ser provocados aos dispositivos. Além disso, ao serem danificados, eles podem provocar lesões na cavidade oral. A indicação dos cirurgiões-dentistas é que esses pacientes não consumam o morango do amor e alimentos com características semelhantes.

A opção mais indicada é consumir o doce sem incluir o caramelo ou usar a criatividade para adicionar acompanhamentos ao morango que possam ser mastigados com tranquilidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.