Em teste, único ônibus movido a gás natural da Capital se envolve em acidente
Único veículo da frota GNV na cidade estava sendo testado pelo Consórcio Guaicurus para possível aquisição
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um ônibus movido a gás natural veicular (GNV), em período de testes em Campo Grande, envolveu-se em acidente na avenida Mascarenhas de Moraes. O veículo colidiu com um Palio Weekend que realizou uma conversão proibida. Um passageiro do ônibus ficou ferido e foi atendido pelo SAMU. O veículo da marca Scania estava em operação desde 17 de julho, sendo avaliado em diferentes linhas. O teste, que terminaria na próxima semana, visava coletar dados sobre consumo, conforto e impacto ambiental. O modelo tem capacidade para 44 passageiros e pode reduzir em até 90% as emissões de CO².
Em período de testes no trânsito de Campo Grande, o único ônibus GNV (Gás Natural Veicular), que está na frota do Consórcio Guaicurus, se envolveu em um acidente no fim da tarde de hoje (12), em Campo Grande.
- Leia Também
- Com 13 anos de atraso, Consórcio Guaicurus vai contratar seguro de transporte
- Diretor do Consórcio diz que agradece CPI por ampliar debate sobre transporte
O acidente aconteceu na Avenida Mascarenhas de Moraes, em frente ao Condomínio Rio da Prata, em direção ao terminal General Osório. O ônibus colidiu com um carro de passeio da marca Palio Weekend, que fez uma conversão proibida interceptando a trajetória do ônibus.
Um passageiro que estava no ônibus sofreu ferimentos e está sendo atendido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O impacto da batida destruiu a lataria da frente do carro. O ônibus movido a gás natural também sofreu danos no para-choque.
A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com o Consórcio Guaicurus para apurar as causas do acidente. A concessionária informou que a empresa ainda está apurando oficialmente os fatos.
O veículo movido a gás natural é da marca Scania e estava em funcionamento em Campo Grande desde 17 de julho, sendo testado em diversas linhas, no horário das 6h25 às 21h30.
Não é a primeira vez que o ônibus foi testado nas ruas de Campo Grande. Em outubro de 2024, o veículo GNV também foi testado com o intuito de estudar mais amplamente a viabilidade da aquisição do veículo para o transporte público.
Período de testes - A previsão era que o veículo terminasse o período de testes na próxima semana, cumprindo os 30 dias determinados.
O ônibus estava operando em caráter experimental. Durante esse período, estavam sendo coletados dados técnicos relacionados ao consumo de combustível, conforto dos passageiros, impacto ambiental e nível de satisfação dos usuários.
O modelo K 280 IB 4×2 tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, além de oferecer aos usuários um ambiente mais silencioso e agradável.
O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife. O uso do GNV pode reduzir as emissões de CO² (aquecimento atmosférico) em até 90%, garantindo 97% menos material particulado (doenças respiratórias) e 95% menos NOX (causador da chuva ácida), contribuindo para as metas de descarbonização da cidade.
Confira a galeria de imagens: