ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Contra aglomeração, Saúde distribui senhas para vacinação de idosos

Prefeitura limitou campanha a dez unidades de saúde e dois postos volantes no Douradão e na UFGD

Helio de Freitas, de Dourados | 07/04/2020 11:57
Vacinação de idosos contra a influenza será retomada às 13h em dez postos de Dourados (Foto: Adilson Domingos)
Vacinação de idosos contra a influenza será retomada às 13h em dez postos de Dourados (Foto: Adilson Domingos)

Recomeça na tarde desta terça-feira (7) a campanha de vacinação contra a influenza em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A imunização de idosos e profissionais de saúde foi suspensa há uma semana após as sete mil doses enviadas no dia 31 acabarem em duas horas.

O coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Edvan Marcelo informou que o município recebeu mais cinco mil doses. Entretanto, para evitar aglomerações que poderiam contribuir para proliferação do novo coronavírus, agora a imunização será feita em apenas dez das 36 unidades de saúde do município e com distribuição de 240 senhas por dia em cada um deles – 120 senhas para o período da manhã e 120 para o período da tarde.

A vacinação será feita nos postos de saúde Seleta (Jardim Flórida), Altos do Indaiá, Jóquei Clube, Maracanã, Parque das Nações, Vila Índio, Vila Vieira, Vila Vargas, distrito de Itahum e distrito de Vila São Pedro.

Além dessas unidades, a vacinação será feita através do sistema “drive thru” – em que idosos não precisam descer do carro para receber a vacina – no estacionamento do estádio Douradão e na unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na Rua João Rosa Góes, na Vila Progresso. Nesses locais, a vacina estará disponível a partir de amanhã, das 8h às 12h. Foram disponibilizadas 350 doses para cada posto volante, por dia.

Segundo o núcleo de imunização, as medidas foram tomadas para evitar aglomerações e para diminuição do tempo de permanência das pessoas nas unidades de saúde. Nesta campanha a procura está bem acima dos anos anteriores, por causa da pandemia do novo coronavírus.

A vacina não previne contra a Covid-19, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a imunização para proteger os idosos e demais grupos de risco de outros vírus, como H1N1, e evitar ainda mais superlotação do sistema de saúde, onde essas pessoas ficariam expostas ao novo vírus. A meta em Dourados é vacinar pelo menos 90 mil pessoas dos grupos considerados de risco.

Na semana passada o Ministério da Saúde alterou os grupos alvos da vacinação. A segunda fase começa no dia 16 de abril para profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, presos, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

A terceira fase, a partir do dia 9 de maio, atingirá professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiências.

Nos siga no Google Notícias