ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Força-tarefa vai mapear áreas de risco à saúde na Rota da Celulose

Operação da Secretaria Estadual de Saúde e da Defesa Civil vai ocorrer entre os dias 6 e 16 de junho

Por Izabela Cavalcanti | 23/05/2025 07:58
Força-tarefa vai mapear áreas de risco à saúde na Rota da Celulose
Imagem aérea do município de Inocência, em Mato Grosso do Sul (Foto: Chico Ribeiro)

A SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil vão iniciar uma operação integrada em Inocência, entre os dias 6 e 16 de junho. O município fica a 331 quilômetros de Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma operação integrada entre a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) e a Defesa Civil estadual ocorrerá em Inocência, de 6 a 16 de junho. A ação visa mapear áreas de risco, oferecer atendimentos de saúde e desenvolver estratégias de prevenção em municípios da Rota da Celulose, que enfrentam rápido crescimento populacional. A força-tarefa pretende antecipar as demandas da região. A SES focará em atendimentos, campanhas de prevenção e vigilância em saúde. A Defesa Civil realizará o reconhecimento da área, identificando riscos e fragilidades nos serviços essenciais. Profissionais da saúde e agentes da Defesa Civil visitarão casas em áreas de risco, aplicarão testes rápidos para ISTs, tuberculose e hanseníase, além de promover ações de imunização. Restaurantes da região receberão treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos.

A ação envolve o mapeamento de áreas de risco, atendimentos de saúde e estratégias de prevenção nos municípios que integram a Rota da Celulose, que passam por intenso processo de desenvolvimento e aumento populacional.

Na última terça-feira (20), a coordenação da operação alinhou estratégias para definir as frentes de atuação da força-tarefa, que tem como foco antecipar demandas nas regiões impactadas pelo crescimento acelerado.

A SES vai liderar as ações de saúde pública, com atendimentos diretos, campanhas de prevenção e estratégias de vigilância ativa em territórios vulneráveis.

“Nossa prioridade é atuar na prevenção e promoção da saúde. A SES está atuando lado a lado com os municípios para estruturar respostas eficientes, com foco em prevenção e cuidado integral. Além dos serviços oferecidos, as informações serão fundamentais para orientar políticas públicas que assegurem o melhor atendimento às necessidades da população”, pontuou a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone.

Já a equipe da Defesa Civil fará um reconhecimento prévio da área. “Essa é uma ação estratégica, construída com diálogo e cooperação entre as instituições. Nosso objetivo é fazer um diagnóstico preciso das áreas mais vulneráveis, ouvindo a comunidade, identificando riscos estruturais e mapeando fragilidades nos serviços essenciais”, afirmou o coordenador-geral da Defesa Civil, Coronel Hugo Djan Leite.

Na prática, os profissionais da SES e AVDCs (Agentes Voluntários da Defesa Civil) vão visitar casas localizadas em áreas de risco, aplicar testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em locais de atuação de profissionais do sexo, realizar testes de combate à tuberculose e hanseníase, além de ações de imunização.

Também será feito o mapeamento dos restaurantes da região, para ministrar curso de boas práticas na manipulação de alimentos. O intuito é evitar doenças vinculadas ao consumo de alimentos manipulados de forma inadequada, especialmente considerando que muitas pessoas se alimentam em marmitas e restaurantes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias