ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Governo altera amanhã toque de recolher para 23h, mas só para 49 municípios

Governo havia informado que não existia possibilidade de alteração, mas mudou de ideia e medida vale por 15 dias

Ângela Kempfer | 10/02/2021 14:36
Guarda Municipal nas ruas de Campo Grande durante fiscalização do toque de recolher. (Foto: Arquivo)
Guarda Municipal nas ruas de Campo Grande durante fiscalização do toque de recolher. (Foto: Arquivo)

Depois de negar oficialmente a intenção de alterar o toque de recolher em Mato Grosso do Sul, no fim da manhã de ontem (9), o Governo do Estado voltou atrás e anunciou que vai flexibilizar a medida a partir de amanhã (11).

Até agora, todos os estabelecimentos comerciais deveriam fechar às 22h. Com o novo decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, a ser publicado na quinta-feira, a medida passará a valer entre 23h e 5h. A determinação segue por 15 dias, até 26 de fevereiro, mas não vale para todos.

Apenas 49 municípios com bandeiras verde, amarela e laranja terão o horário alterado. Campo Grande, por exemplo, está na lista de 44 cidades com bandeira laranja, por isso ganha mais 1 hora de comércio aberto à noite. Outros 5 serão classificadas com a cor amarela:  Coxim, Paraíso das Águas, Rochedo, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo. Nenhum teve nota verde em relação ao avanço da covid.

Já 30 municípios classificados com as bandeiras nas cores vermelha e cinza seguem com proibição de funcionamento das 22h às 5h da manhã. Das cidades com as piores classificações, Coronel Sapucaia foi a única a ganhar bandeira cinza.

Negociação - A pedido da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes de MS), o comitê formado para monitorar o avanço da covid-19 aprovou a redução do período de proibição de funcionamento do comércio.

Questionado pelo Campo Grande News após declaração da entidade sobre a certeza da mudança, o governo havia negado qualquer possibilidade de alteração, alegando que medidas que reforçam frente contra o coronavírus acabam de ser publicadas.

Na segunda-feira (8), Diário Oficial trouxe a proibição de bailes de Carnaval e de aglomerações em ruas e calçadas em todo o Estado, entre os dias 12 e 17 deste mês.

No mesmo dia, reunião entre Abrasel, representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, fechou proposta para mudança do toque de recolher. O comércio queria que tudo fosse liberado, pelo menos, até às 24h, mas o governo só concordou em reduzir em 1 hora, de 22h para 23h, até às 5h.

Em nota, o presidente da Associação,  Juliano Wertheimer, a mudança do horário estadual também será importante para os municípios do interior. “Penso que é uma conquista importante para todos os municípios que têm algum tipo de restrição, e utilizavam o decreto estadual como limitador. Agora com essa mudança, poderão negociar a flexibilização.

Nos siga no Google Notícias