ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Hospitais Universitários reabrem seleção de médicos na pandemia

Em MS, são duas unidades administras pela Ebserh, em Campo Grande e Dourados

Tainá Jara | 20/03/2021 18:09
Hospital Universitário de Dourados tenta viabilizar a habilitação de leito para atender paciente com covid-19 (Foto: Divulgação/Ebserh)
Hospital Universitário de Dourados tenta viabilizar a habilitação de leito para atender paciente com covid-19 (Foto: Divulgação/Ebserh)

A Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) reabriu as inscrições do processo seletivo emergencial nacional para contratação de profissionais a fim de complementar a força de trabalho nos Hospitais Universitário Federais que compõe sua rede, visando o atendimento da população no combate à pandemia da covid-19.

Em Mato Grosso do Sul existem duas unidades universitária, em Campo Grande, no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e em Dourados, administrado pela UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados).

A contratação de profissionais é um dos entraves para viabilizar novos leitos para pacientes contaminados. Não há mais vagas nas redes pública e particular do Estado. Nesta semana, o secretário de estado de Saúde, Gerando Resende, afirmou que tenta viabilizar 50 leitos no recém-inaugurado Hospital da Mulher e da Criança, no HU, de Dourados, distante 233 quilômetros de Campo Grande.

 A abertura, no entanto, além de autorização do Ministério da Saúde e Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), esbarra na falta de profissionais. Do total de leitos, 30 serão de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 20 serão clínicos para atender pacientes com covid-19.

Para os demais cargos da área, o HU-UFGD esclarece que possui cadastro de reserva válido e que, conforme as determinações prévias da Ebserh – Sede, possibilitaram suas contratações baseadas no número de leitos habilitados para atendimento a covid-19.

Todavia, a Ebserh destaca que em todo País, a falta de profissionais de saúde de todas as especialidades, em especial a classe médica, tem dificultado sobremaneira a efetivação das contratações e consequente composição das escalas para atendimento.

 As informações sobre a seleção dos cargos, constam  nos editais publicados no link

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/agentes-publicos/concursos-e-selecoes/selecoes

Nos siga no Google Notícias