ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Operação contra PCC mira as "damas do crime", as novas lideranças da facção

Gaeco cumpre mandados em MS e mais 10 estados; investigação identificou mulheres que assumiram cargos de liderança na facção

Silvia Frias | 28/07/2020 08:22
Policiais cumprem mandado na Operação Flashback na Bahia (Foto/Divulgação)
Policiais cumprem mandado na Operação Flashback na Bahia (Foto/Divulgação)

As “damas do crime” do PCC (Primeiro Comando da Capital) são o principal alvo desta segunda fase da Operação Flashback, desencadeada pelo MP (Minstério Público) de Alagoas em 11 estados, entre eles, Mato Grosso do Sul, considerado a base da facção criminosa.

O Gaeco (Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas ) cumpre 216 mandados de prisão e de busca e apreensão em MS, além dos estados de Sergipe, Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

No Mato Grosso do Sul, o Gaeco e a Agepen (Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul) cumprem 16 mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.

De acordo com investigação da Polícia Civil de Alagoas, por meio da Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas), as compõem a “nova cara” do PCC, com “notado avanço na ocupação de cargos de chefia no organograma da organização criminosa”.

A investigação apurou que as mulheres têm perfil igualmente violento quanto o dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos tribunais do crime.

As que possuem funções disciplinares conduzem normalmente estes rituais, elaborando as suas “peças conclusivas”, que resultam em condenações ou absolvições. Elas aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC.

Segundo apurado pela polícia, o núcleo das Damas do Crime é composto por 18 mulheres e apenas um homem que, somados aos demais núcleos da operação, totalizam 40 mulheres alvos de mandados de prisão e busca e apreensão, que correspondem a 18% do total de alvos da operação.

Na totalidade, as forças integradas cumprem 212 mandados de busca e apreensão, e de prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. O propósito é de desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de justiçamento para todo Brasil.

A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando oito estados e 179 mandados judiciais expedidos. Alagoas e Ceará ficam em evidência entre os estados.

A Polícia Federal em Alagoas sincronizou suas investigações com os demais órgãos envolvidos, já que alguns dos alvos eram investigados paralelamente. Desta forma, os policiais federais deflagraram a operação NJORD, com o objetivo de dar cumprimento a 39 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Maceió, São Paulo e em cidades do Mato Grosso do Sul e Paraná, visando desarticular um ramo do PCC que remetia drogas a Alagoas.

A Operação Flashback I foi realizada em novembro de 2019, também de combate ao PCC.

#matéria atualizada às 10h44 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias