ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Prefeitos de cidades com "bandeira preta" fazem reuniões para discutir lockdown

Relatório coloca 6 cidades em “risco extremo” para a covid-19: Alcinópolis, Corguinho, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e a Capital

Maressa Mendonça | 16/07/2020 16:22
Pessoas usam máscara no centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Pessoas usam máscara no centro de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)


Chefes dos municípios de Mato Grosso do Sul classificados como “grau extremo” de risco para o novo coronavírus participam de reuniões na tarde desta quinta-feira (16) para definir se aderem ou não ao lockdown, após recomendação feita por grupo criado pelo Governo do Estado.

O prefeito de Maracaju, em princípio, descartou a possibilidade de novas restrições, enquanto os outros chefes de Executivo estudam o que pode ser feito para evitar novos casos da doença.

Receberam a “bandeira preta” no relatório do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia): Campo Grande, Alcinópolis, Corguinho, Nioaque e Sidrolândia.

À reportagem do Campo Grande News, o prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisótomos da Silva disse ter ficado surpreso com a classificação. “Ficamos bastante assustados. Desde que o Estado adotou medidas restritivas nós seguimos”, resume citando o toque de recolher até às 21h e as barreiras sanitárias. “Vamos nos reunir com o comitê para verificar qual vai ser nossa conduta”.

Dalmy conta que a cidade com população estimada em 5,5 mil habitantes tem dois casos confirmados e um óbito pela doença. Um segundo ainda está sob análise. Ele acredita que a classificação tenha levado em conta o número de casos de acordo seguindo a proporção do total de moradores. “Na minha visão não tem necessidade de fazer lockdown, mas vamos analisar com o comitê, disse.

O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja também descarta a possibilidade imediata de medidas mais restritivas. Segundo ele, mais de 1,3 mil pessoas foram testadas no município deste total 121 atestaram positivo para a covi-19.  “A maioria deles já está recuperado. Não temos pacientes internados”, resumiu.

Sobre a possibilidade da recomendação de lockdown, ele responde “de maneira alguma”. Segundo ele, o município deve manter as medidas já adotadas como as restrições do comércio e fechamento de bares e restaurantes às 19h. “As pessoas estão trabalhando, mas com controle”.

O prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, responde que vai decidir a melhor forma de acatar a recomendação. “Vamos ver também o que será feito em cada um desses municípios. Vamos fazer tudo em conjunto. Observar Campo Grande, Alcinópolis”, disse.

O secretário de Saúde de Sidrolândia, Jesiel Ratier de Souza,  informou que logo após a divulgação do relatório uma reunião foi agendada no município. “Estamos avaliando o que vamos fazer, mas não tem nada definido ainda”.

A reportagem também tentou contato com a prefeita Marcela Lopes, de Corguinho, mas as ligações não foram atendidas.

O relatório - Campo Grande, Alcinópolis, Corguinho, Maracaju, Nioaque e Sidrolândia estão sob risco extrema para o novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os seis municípios foram tingidos de preto no mapa do programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia).

Para esta classificação, recomendação é manter abertas apenas atividades consideradas essenciais (como alimentação, unidades de Saúde e postos de combustível), o chamado lockdown, a fim de garantir isolamento social e frear a curva de contágio pelo vírus. A faixa de risco ainda demanda melhorias na infraestrutura hospitalar.

Nos siga no Google Notícias