Sem a temida redação, candidatos se dizem mais calmos no 2ª dia de provas
Mesmo menos nervosos, estudantes fizeram questão de chegar cedo para não correr qualquer risco
Sem a expectativa sobre qual tema teriam de elaborar dissertação, candidatos se dizem mais tranquilos para o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. Mesmo assim, candidatos fizeram questão de chegar cedo para não correr qualquer risco.
Estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader, Camila Mendes, de 19 anos, chegou às 10h na Uniderp, uma hora antes dos portões abrirem. Moradora do Tiradentes, ela conta que pegou um carro de aplicativo para ir ao local de provas. “Acordei às 7h para me arrumar com calma e não me atrasar”
Camila diz ainda que “o pior já passou”. “Estou mais tranquila hoje que não tem a redação”.
Cecilia Uemura, de 18 anos, faz cursinho e quer cursar Medicina. Ela diz que embora esteja na expectativa sobre como será a prova, está mais tranquila. “Senti que houve várias mudanças em relação aos anos anteriores. Na prova de Humanas [no domingo passado] não caiu nada sobre a Era Vargas, Ditadura Militar e nem Guerra Fria. Estou preocupada com o que vão cobrar agora”.
Dessa vez, candidatos terão cinco horas para responder a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Os portões dos locais de provas espalhados por 42 cidades do Estado abriram às 11h e fecham às 12h, no horário local.
Dandara Luiza Soares da Silva, de 17 anos, também chegou cedo, mas diz estar mais nervosa. “Matemática é mais difícil pra mim”.
A exemplo do primeiro dia das provas, acadêmicos de Medicina do CRU Campus (Campus Crusade for Christ), organização mundial cristã para acadêmicos, afixaram cartazes motivacionais e gritavam frases de apoio para quem entrava no prédio.
Também estão presentes os ambulantes, vendo garrafas de água e canetas pretas para os candidatos.
Os gabaritos do exame serão divulgados no dia 13 de novembro, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira).