A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019

24/09/2019 16:54

Tempo de chegada aos focos de queimada passa de 5h para 20 minutos

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil autorizou empenho e transferência de R$ 214,7 mil para Mato Grosso do Sul

Maressa Mendonça
Os combates no Pantanal são feitos em áreas de difícil acesso (Foto: Divulgação/Bombeiros)Os combates no Pantanal são feitos em áreas de difícil acesso (Foto: Divulgação/Bombeiros)

O tempo de chegada dos militares do Corpo de Bombeiros até um foco de incêndio na região do Pantanal passou de até 5 horas para 20 minutos desde o início da utilização do helicóptero águia emprestado da Polícia Militar de São Paulo. As informações são do tenente coronel dos Bombeiros Fernando Carminati.

Segundo ele, além da redução do tempo de resposta foi possível perceber também a diminuição do desgaste dos profissionais. “Eles são preparados para isto, mas chegavam desgastados”, comentou Carminati.

Hoje, mais de 300 militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul estão atuando nas queimadas. A força tarefa é composta também de outros 34 bombeiros do Distrito Federal, 80 brigadistas do PrevFogo, mais 30 brigadistas particulares da empresa Suzano e 35 funcionários das fazendas onde foram montadas bases de atuação.

Estas bases estão nas fazendas Caiman, Bodoquena, Rancho Grande, São Roque e BR-PEC.

Além do helicóptero “Águia” da PMESP usado para distribuição dos militares, outra aeronave do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal também está sendo utilizada para levar as equipes para locais mais distantes.

Só na segunda-feira (23), o helicóptero águia fez nove transportes de equipes e 42 lançamentos de água na região das queimadas. O outro, A Nimbus 01, realizou 20 decolagens e lançou 50 mil litros d’água em 7 horas de voo.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, autorizou empenho e transferência de R$ 214,7 mil para Mato Grosso do Sul na quinta (19). Os recursos serão utilizados para custear o combustível de aeronaves e viaturas empregadas no combate às queimadas.

No dia seguinte, reforço de bombeiros do Distrito Federal e helicópteros cedidos da PM e do Exército chegaram ao Estado.


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions