ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Visitas em presídios de Mato Grosso do Sul ficam proibidas até o dia 31

Medida de prevenção contra o novo coronavírus foi adotada desde março e teve nova prorrogação

Aline dos Santos | 08/07/2020 09:38
Fachada do Presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, localizado no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste (Foto: Arquivo)
Fachada do Presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, localizado no Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste (Foto: Arquivo)

A suspensão de visitas em todas as unidades penais de Mato Grosso do Sul foi prorrogada até o dia 31 de julho. A medida de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus foi adotada desde março, quando a covid-19 chegou ao Estado. Nos últimos meses, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) fez sucessivas prorrogações do prazo.

A nova prorrogação segue orientação conjunta do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e Consej (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária).  Os presos são mais vulneráveis devido à superlotação e a impossibilidade de distanciamento social.

Somente o Complexo Penitenciário de Campo Grande, localizado no Jardim Noroeste e que reúne quatro presídios, recebia mais de 1,7 mil visitantes por final de semana.

A Agepen informa que, em contrapartida, adotou as visitas virtuais, por meio de videochamadas.

Também continuam suspensos os eventos sociais, palestras, projetos, atividades escolares, assistência religiosa e ações das instituições cadastradas, assim como os setores de trabalho das unidades. As escoltas continuam sendo realizadas apenas em casos emergenciais de saúde ou com audiência marcada.

De acordo com a Agepen, foram tomadas medidas de prevenção como triagem preliminar na chegada de novos custodiados, isolamento do preso em caso de suspeita de covid-19, higienização de produtos, limpeza das celas e fornecimento de máscaras para policiais penais e custodiados.

Contaminação – Na semana passada, testagem em massa confirmou 21 casos positivos do novo coronavírus no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande. Foram  os primeiros diagnósticos positivos de infecção por coronavírus entre a população carcerária de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias