ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com mais acordos, MPMS espera se concentrar em casos mais graves

Corregedor do Ministério Público afirma que incentivo a acordos de não persecução penal visa a permitir que promotores e procuradores se dediquem a investigações mais complexas

Humberto Marques | 28/02/2019 17:38
Corregedoria do MPMS pretende estimular promotores e procuradores a fecharem acordos em casos de menor gravidade. (Foto: Arquivo)
Corregedoria do MPMS pretende estimular promotores e procuradores a fecharem acordos em casos de menor gravidade. (Foto: Arquivo)

A recomendação para que membros do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) busquem firmar acordos de não persecução penal –negociando com os autores a confissão e ressarcimento de danos causados– visa a, dentre outros pontos, liberar promotores e procuradores a se dedicarem à investigação de crimes de maior gravidade, “como os que envolvem organização criminosa”. A explicação é do corregedor-geral do órgão, o procurador Marcos Antônio Martins Sottoriva, enviada à reportagem após publicação da orientação interna no MP.

Na quarta-feira (27), o Diário Oficial do MPMS trouxe recomendação da Corregedoria-Geral para que os acordos de não persecução penal sejam mais utilizados. “Seu objetivo foi simplesmente estimular os membros do Ministério Público, resguardado o princípio da independência funcional, a realizem propostas de acordo de não persecução penal”, disse Sottoriva, em resposta à reportagem, limitando o dispositivo a regras próprias do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

O corregedor também citou algumas situações nas quais o acordo de não persecução pode ser proposto: casos de furto simples, furto majorado pelo repouso noturno, furto qualificado, apropriação indébita e estelionato, dentre outros. Ele reiterou, porém, os limites existentes na recomendação quanto ao dano causado –limitado a 20 salários mínimos, ou cerca de R$ 19,9 mil.

Tal fato impediria, por exemplo, a inclusão de denúncias de corrupção de maior monta, embora o corregedor saliente que o julgamento sobre a aplicação dos acordos cabe ao membro do MPMS e da situação concreta.

A proposta permite os acordos em caso de “delito cometido sem violência ou grave ameaça à pessoa cuja pena mínima seja inferior a 4 (quatro anos)”, sobre os quais não cabe arquivamento.

Sottoriva defendeu o dispositivo com base nos princípios constitucionais da eficiência, proporcionalidade e celeridade, de forma a resolver infrações penais de médio potencial ofensivo e permitir que promotores e procuradores se atentem a casos mais graves.

Delação e plea bargain Sottoriva explicou que os acordos de não persecução penal não podem ser confundidos com delações premiadas, já que, neste caso, está previsto “relato sobre a autoria ou a materialidade de infrações penais praticadas por corréu”, isto é, uma denúncia que envolva outras pessoas, como integrantes de organizações criminosas.

Já o acordo de não persecução penal envolve a confissão do próprio crime. “Em todo caso, a delação ou colaboração premiada não deixa de ser uma demonstração de que o sistema penal brasileiro tem encampado a consensualidade inclusive na seara criminal”, sustentou o corregedor.

Ainda conforme o corregedor, os acordos para não persecução penal não chegam a ser novidade no sistema jurídico do país. A transação penal –que prevê o encerramento de casos com a confissão de crimes de menor potencial ofensivo, com pena inferior a dois anos– ou a delação premiada são exemplos.

Sottoriva reconheceu, também, similaridade entre as resoluções do CNMP e o projeto de Lei Anticrime apresentado pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), posterior às proposições do CNMP.

A iniciativa de Moro prevê o uso do que, no sistema judiciário norte-americano, é conhecido como plea bargain, uma negociação entre Ministério Público e acusado para definição da pena mediante colaboração e confissão.

Os acordos a serem propostos por membros do MPMS devem ser filmados e gravados, de forma a constarem no processo, na presença do advogado do acusado e, ainda, passar por crivo do Judiciário.

Nos siga no Google Notícias