ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Campo Grande 116 Anos

Imagens para guardar no coração ou garantir o melhor cartão postal

Edivaldo Bitencourt e Raíza Calixto | 15/08/2015 08:00
Imagens para guardar no coração ou garantir o melhor cartão postal
Feira Central localizada na rua Padre João Cripa.(Foto:Fernando Antunes)
Feira Central localizada na rua Padre João Cripa.(Foto:Fernando Antunes)

Uma das primeiras coisas que as pessoas costumam fazer ao viajar e conhecer lugares novos é encontrar os cartões postais, que retratam os pontos turísticos e as imagens mais marcantes de uma região. Campo Grande, ao completar 116 anos, é rica em cenários maravilhosos, deslumbrantes e magníficos.

A Cidade Morena produz imagens que encantam quem gosta da natureza, como o poeta Manoel de Barros. Centenária, conta com prédios históricos, como a era de ouro do trem de passageiros e até a passagem pelo Estado do então presidente Getúlio Vargas.

Para fazer a versão mais moderna dos cartões postais, o Campo Grande News contou com o olhar jornalístico da equipe fotográfica.

A escultura de sobá, que virou patrimônio histórico imaterial da cidade, na entrada da Feira Central, foi captada pelo fotográfo corumbaense Fernando Antunes. “Eu escolhi a Feira Central porque é um local de grande tradição em Campo Grande, acho um lugar legal, tem várias comidas, doces. É bom para ir com a família", justificou.

O lago do amor é um dos principais pontos turísticos de Campo Grande.(Foto:Vanessa Tamires)
O lago do amor é um dos principais pontos turísticos de Campo Grande.(Foto:Vanessa Tamires)
Faceiro, jacaré sai da água para tomar sol (Foto: Marcos Ermínio)
Faceiro, jacaré sai da água para tomar sol (Foto: Marcos Ermínio)

O campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encanta pela arborização, presença das capivaras e pelo contato com a natureza que proporciona aos acadêmicos, professores e funcionários todos os dias.

O Lago do Amor, que faz parte do campus e é um dos principais pontos turísticos, mostra a harmonia entre o homem e a natureza, na opinião da fotógrafa Vanessa Tamires. "Eu escolhi o Lago do Amor porque é muito bonito ver a integração e, até mesmo, coragem dos animais silvestres convivendo juntos com as pessoas. Eles não se intimidam e isso é incrível", ressaltou, sobre a presença constante, principalmente, das capivaras. 

O motivo do apelido do lago ainda é um mistério. A primeira versão é  o formato de um coração. A segunda hipótese é porque é muito frequentado por casais de namorados. Há até uma lenda urbana, de que se transformou em Lago do Amor a partir do flagra feito por um policial, que encontrou um casal com roupas íntimas dentro do carro. Na delegacia, com o casal em apuros, o policial gaguejou sobre o local do flagrante e o marcou, para a eternidade, como Lago do Amor.

Além das capivaras, que passam o dia faceiras e pastando, é possível ver a beleza das garças voando sobre suas águas escuras ou jacarés tomando sol.

Os quatis são facilmente vistos na região do Parque dos Poderes.(Foto:Marcos Erminio)
Os quatis são facilmente vistos na região do Parque dos Poderes.(Foto:Marcos Erminio)

Xodó e orgulho do campo-grandense, o Parque das Nações Indígenas encanta pela localização e o constraste da natureza com o urbano, e os edifícios verticais. Além das capivaras, que se comportam como donas do pedaço e não se incomodam com os visitantes, o espaço tem uma variedade de espécies de aves, como quero-quero, coruja, arara, tucano e outros bichos, que nos colocam num cenário igual ao Pantanal.

Quem mora em Campo Grande já não se surpreende mais com os animais que pastam bem próximos à pista de caminhada, mas apesar de não se admirarem, os campo-grandenses não deixam de lado a satisfação de dividir com as capivaras o mesmo ambiente.

Por serem facilmente adaptáveis ao meio urbano, os quatis encantam quem visita o Parque dos Poderes, outro cartão postal de Campo Grande. Construído no meio da Reserva do Prosa, o espaço destinado aos poderes legislativo, judiciário e executivo também reforçam a convivência do urbano e meio ambiente.

Os ipês deixam a capital mais bonita na época do inverno.(Foto:Marcos Erminio).
Os ipês deixam a capital mais bonita na época do inverno.(Foto:Marcos Erminio).

Os ipês quebram a monotomia e o cinza do inverno, a estação mais seca e fria do ano. Geralmente, quando o verde dá espaço para o amarelo da estiagem, os ipês de todas as cores surgem para encantar o turista. O cor de rosa encanta tanto, que, a cada ano, o campo-grandense não se cansam de repetir os selfies. 

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Se o símbolo é do Brasil, a beleza da pátria amada por se encontrada em cada canto da Capital. 

Como houve o plantio em todas as saídas, a prefeitura tem até uma estimativa de quantos pés de ipês existem na Cidade Morena. São 18 mil árvores para dar um colorido especial - roxo, branco, cor de rosa e amarelo.

A árvore, que pode chegar a 25 metros de altura, é encontrada em vários cantos da cidade e em bairros diferentes. Primeiro, vêm a florada dos ipês rosas em junho. O amarelo e branco garantem o colorido nos meses de agosto e setembro.

O relógio da 14 era ponto de referência para reuniões políticas.(Foto:Marcos Ermínio)
O relógio da 14 era ponto de referência para reuniões políticas.(Foto:Marcos Ermínio)

Instalado pela primeira vez em 1933 na Rua 14 de Julho, o Relógio da 14 já foi marco das grandes manifestações populares na Capital. 

No entanto, na década de 1970, o monumento foi demolido. A réplica surgiu 29 anos depois e foi reconstruída. No entanto, o Relógio da 14 de Julho voltou para a Avenida Afonso Pena, mas mudou de cruzamento, na esquina com a Avenida Calógeras, também no Centro. 

Porém, apesar de continuar sendo um dos símbolos da Capital, o relógio deixou de ser referência de comemorações, no caso de conquista do futebo, que acontece nos Altos da Avenida Afonso Pena. Já dos protestos e manifestações, o ponto de partida passou a ser a Praça do Rádio, que substituiu a Praça Ary Coelho, que deixou de ser referência após ser cercada com grades pelo município.

A Morada dos Bais foi primeiro sobrado de alvenaria erguido em Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)
A Morada dos Bais foi primeiro sobrado de alvenaria erguido em Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)

Um dos prédios mais conhecidos da cidade, situado bem no Centro, a Morada dos Baís foi construída entre 1913 a 1918. Foi o primeiro sobrado de alvenaria erguido em Campo Grande, e durante vinte anos o imóvel foi residência do italiano Bernardo Franco Baís. Depois foi comprado por Nominando Pimentel, passando a ser conhecida como Pensão Pimentel, função que exerceu até 1979, quando a pensão deu lugar à uma alfaiataria.

Em 1995 o imóvel teve seu valor histórico oficialmente reconhecido, foi totalmente reformado e transformado num espaço para exposições, eventos e galeria de arte. Destaca-se no local o espaço Lídia Baís, filha de Bernardo, uma das mais renomadas artistas plásticas de Campo Grande.

Nesta semana, o Sesc assumiu a administração do espaço e promete realizar eventos culturais na Morada dos Baís.

É possível ver facilmente as araras canindé sobrevoando os céus de Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)
É possível ver facilmente as araras canindé sobrevoando os céus de Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)
A Praça das Araras fica localizada no bairro Amambaí.(Foto:Vanessa Tamires)
A Praça das Araras fica localizada no bairro Amambaí.(Foto:Vanessa Tamires)

Cada cidade tem os souvernirs com os desenhos que a simbolizam. Campo Grande tem tantos, mas as araras da espécie canindé, que acordam muitos campo-grandenses, não podem ser esquecidas. Assim como o caju está para João Pessoa, capital da Paraíba, e os peixes para Santos, no litoral paulista, as araras canindé e vermelha vivem sobrevoando ruas, avenidas, prédios e casas sem se incomodarem com o barulho e as idas e vindas.

Segundo especialistas, as araras Canindé alimentam-de vários frutos e podem viver de 30 a 40 anos na natureza. Elas encontaram alimentos com facilidade e se reproduzem em troncos de palmeiras mortas.

Acostumadas com a natureza, o convívio na selva de pedra ocorreu aos poucos, desde o início do ano 2000. E fica o enigma, as araras voltaram porque o homem invadiu o habitat ou porque ficam sem alimentos.

Em 2012, foi criado o Projeto Aves Urbanas – Araras da cidade, com o objetivo de estudar a biologia da arara-canindé e as interações desta espécie na cidade (pessoas, trânsito, prédios), bem como utilizá-la como instrumento para educação, ecoturismo e promover a conservação da biodiversidade.

Este trabalho está sendo realizado pelo Instituto Arara Azul, em área urbana de Campo Grande, onde, de julho a dezembro, semanalmente se faz o monitoramento dos ninhos. Filhotes são pesados, medidos e fotografados. Antes de voarem os filhotes são anilhados, microchipados e tem material biológico coletado.

Conforme o instituto, o número de ninhos monitorados foi crescendo a cada ano, tendo começado com 2 ninhos em 2010, 16 em 2011, 30 em 2012 e chegando a 54 ninhos monitorados no ano passado. Estima-se que existe mais de 100 aves que nasceram a partir do projeto.

O monumento dos imigrantes fica próximo ao Horto Florestal.(Foto:Vanessa Tamires)
O monumento dos imigrantes fica próximo ao Horto Florestal.(Foto:Vanessa Tamires)

A Praça das Araras é outro ponto turístico tradicional de Campo Grande. Estas gigantescas araras nas cores vermelha e azuis são consideradas como as mais belas do mundo e foram escolhidas para ornamentar o centro da praça por simbolizarem o colorido e exuberância da fauna Mato-grossense e da natureza pantaneira.

Estão situadas no bairro Amambaí, e são obra do artista plástico Cleir Ávila Ferreira Júnior que procurou conscientizar a população para a importância da preservação destas aves, ameaçadas de extinção.

O Parque Florestal Antonio de Albuquerque,mais conhecido como Horto Florestal, é uma agradável área verde localizado no coração do Centro de Campo Grande, com 4,5 hectares. O espaço oferece pista para cooper, praticas esportivas, orquidário e espaços destinado à apresentações teatrais.

Próximo do parque existe o Monumento dos Imigrantes, que foi construído em 1996, e faz homenagem aos fundadores de Campo Grande. Fica exatamente onde começou a cidade e lembra aos carros puxados por bois, quando a família de José Antônio Pereira deixou Minas Gerais para fundar a nova cidade.

Parque das Nações Indígenas é considerado um dos maiores parques dentro de um perímetro urbano.(Foto:Vanessa Tamires)
Parque das Nações Indígenas é considerado um dos maiores parques dentro de um perímetro urbano.(Foto:Vanessa Tamires)

Originalmente conhecido como Parque do Prosa, o Parque das Nações Indígenas fica nos altos da Avenida Afonso Pena. Segundo o Governo, o local, com 119 hectares, é considerado como um dos maiores parques situados dentro do perímetro urbano do mundo. A infra-estrutura é adequada para a prática de lazer, diversão e esporte.

Dispõe ainda de quadra de esportes, pátios para skate, patins e bike, sanitários, pista asfaltada para caminhada de quatro mil metros, policiamento e dois lagos. Dispõe também de local para apresentações, Museu do Índio, Museu de Arte Contemporânea, Museu de História Natural e o Monumento do Índio.

Uma grande quantidade de espécies de árvores é preservada, como por exemplo o jenipapo, a mangueira e a aroeira.

O Mercado Municipal fica localizado na rua 7 de Setembro.(Foto: Marcos Ermínio)
O Mercado Municipal fica localizado na rua 7 de Setembro.(Foto: Marcos Ermínio)

Desde o ano da construção, em 1933, o Mercado Municipal de Campo Grande serve

como um dos mais variados e interessantes pontos comerciais da cidade. Sejam moradores locais, das redondezas ou turistas, praticamente todos encontram aqui produtos da terra, sejam doces, hortigranjeiros, queijos, salgados, bebidas, ervas medicinais, e ainda curiosidades e souvenires originais e decorativos, à moda pantaneira, é claro, como pontas de chifre de boi trabalhadas, ideais para o consumo do Tererê.

Falando em decoração à moda pantaneira não custa lembrar que Mato Grosso do Sul tem o maior rebanho de gado de corte do País, com cerca de 23 milhões de cabeças. Graças ao clima propício e às condições geográficas favoráveis sua carne é muito saborosa e pode ser encontrada nos melhores restaurantes do Brasil e mesmo em muitos do exterior.

O Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, foi inaugurado em 7 de março de 1971 e é considerado o maior estádio universitário do País. O palco do futebol sul-mato-grossense fica no campus da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Outro marco do estádio foi um fenômeno que assombrou os torcedores que acompanhavam o jogo de Operário e Vasco, pelo Campeonato Brasileiro. Luzes estranhas pairaram sobre o Morenão, em uma suposta aparição de óvnis (objetos voadores não identificados). Na época, 23 mil pessoas viram o fenômeno.

Por do sol na Orla do Aeroporto Internacional de Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)
Por do sol na Orla do Aeroporto Internacional de Campo Grande.(Foto:Marcos Erminio)

O mirante do Aeroporto Internacional de Campo Grande, localizado na avenida Duque de Caxias nos finais de tarde se transforma em palco de um pôr do sol magnifico. Para o fotógrafo Marcos Erminio, a paisagem também é utilizada para reflexões. "Sempre que estou indo para a casa passo pelo mirante da orla do Aeroporto, e sempre que tem pôr do sol, eu sento e vejo o sol indo embora e reflito, sobre as coisas do meu dia, é muito bonito", ressaltou.

Além de proporcionar momentos de reflexóes para os campo-grandenses, quem optar por viajar nos finais de tardes, poderá contemplar toda a beleza do pôr do sol, que com certeza vai deixar uma vontade grande de voltar a Capital Morena.

Confira a galeria de imagens:

  • Torre da Tv Educativa.
  • Casa do Artesão.
  • Região Central de Campo Grande.
  • Igreja Universal Jesus Cristo é o Senhor.
  • Hotel Gaspar.
Nos siga no Google Notícias