ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Alunos do Senai/MS desenvolvem projetos para concurso sobre economia de água

Flávia Lima | 04/03/2015 08:20
Alunos mostra seu protótipo para aproveitar água do chuveiro. (Foto:Divulgação)
Alunos mostra seu protótipo para aproveitar água do chuveiro. (Foto:Divulgação)

Cinco alunos do Senai de Mato Grosso do Sul tiveram seus projetos aprovados no Desafio da Inovação da Amanco e Senai Nacional e já enviaram os protótipos nesta semana para a sede da empresa em São Paulo. Neste ano, os participantes tiveram de propor formas de conscientizar as pessoas para não desperdiçarem água durante banho, tendo em vista a crise hídrica vivenciada na maior parte do país.

De Mato Grosso do Sul participam os alunos Rosilene Lopes da Silva (Campo Grande), Herisson Borgo Vila Nova Moreira (Corumbá), Erick Gonçalves Castro (Corumbá), Jean Carlos Nascimento Casanova (Corumbá) e Horácio H. Campelo (Três Lagoas). Rosilene da Silva, que trabalha como autônoma e fez o curso técnico em meio ambiente do Senai, desenvolveu um projeto sobre captação da água da chuva como forma de redução do consumo em toda a casa. “Estou bem surpresa por ter me destacado entre os finalistas, já que tem pessoas de vários Estados”, disse.

De Três Lagoas, a ideia do aluno do curso técnico de celulose e papel do Senai, Horácio Campelo, é captar a vazão da água de um orifício do chuveiro para saber a quantidade gasta durante o banho. “A água captada fica em um recipiente que tem indica volume de 10 a 100 litros. O impactante é saber o que seria possível fazer com aquela quantidade de água”, contou.

Já Herisson Borgo Vila Nova Moreira, 18 anos, que está no curso técnico em Química, revela que o projeto surgiu de uma ideia simples em dezembro do ano passado, consistindo na montagem de uma válvula que controla a vazão de água em função do tempo de banho.

Erick Gonçalves Castro, 35 anos, que também faz o curso de química do Senai de Corumbá, elaborou o protótipo de uma espécie de caixa de água auxiliar para ser acoplada ao chuveiro e assim o banhista controlar a saída de água durante o banho.

Outro representante de Corumbá é Jean Carlos Nascimento Casanova, que desenvolveu um filtro para ser acoplado ao ralo do chuveiro e, que, por meio de um sistema com bombeamento, filtra a água usada no banho e a envia para uma outra caixa de água. “Aí a pessoa poderia reutilizar essa água para várias coisas dentro de casa”, explicou.

Desafio

O Desafio da Inovação é um concurso de inovação realizado entre os alunos do Senai de todo o país em que os participantes são convidados a apresentar soluções para um determinado problema. Segundo a assessora de relacionamento com o mercado do Senai do Estado, Ilana Alencar, a participação dos alunos é uma forma de estimular a criatividade, inovação, bem como a solução das problemáticas cotidianas discutidas em sala de aula, alinhando o conhecimento com a necessidade da indústria.

Nos siga no Google Notícias