A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

06/04/2010 22:11

Anvisa apresenta resultados de produtos controlados

Redação

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibilizou os resultados do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) de 2009. Essa ferramenta é utilizada para a captura de dados e informações sobre prescrição e consumo de medicamentos controlados.

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul) já dispõe desses resultados, que foram encaminhados pelo conselheiro federal da Anvisa no estado, Ricardo Ferreira Nantes. Segundo ele, os profissionais do setor e a população precisam ter um conhecimento maior sobre a ferramenta, até para fazer vigilância para o consumo desse tipo de medicamento.

Parte da fiscalização teve como foco o preocupante resultado divulgado pela Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes), que em 2006 colocou o Brasil no topo dos países que mais consumiam medicamentos controlados, principalmente os antidepressivos e anfetaminas, mas não com a finalidade para o qual são indicados e sim como medicamentos emagrecedores.

Analisando os hábitos de prescrição e consumo de cada estado brasileiro, o SNGPC revela que para cada região, devem ser adotadas diferentes ações de medidas sanitárias, visando o controle e a diminuição do uso desses medicamentos. O sistema sugere ações como maior rigidez na fiscalização e comercialização e parceria com os conselhos regionais de farmácia e medicina e universidades.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions