ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Anvisa quer ampliar uso de álcool gel em hospitais

Redação | 10/07/2010 11:55

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer tornar obrigatório o uso de álcool para higienização das mãos nos profissionais de saúde que atuam em hospitais. Atualmente, apenas 40% dos profissionais de saúde brasileiros têm o hábito de higienizar as mãos com produtos à base de álcool, seja na forma líquida, gel ou espuma.

A obrigação do uso das preparações alcoólicas seria para os pontos de assistência e tratamento, salas de triagem, de pronto-atendimento e de emergência, além de ambulatórios, consultórios de postos de saúde e até nos serviços de atendimento móvel, os chamados Samu.

A higiene das mãos com produtos com álcool reduz significativamente o risco de contaminação de um paciente para outro. Estudos internacionais mostram que a higienização com álcool reduz a carga microbiana nas mãos em 80%. Isso reduz em até 70% as possibilidades de infecção cruzada.

O uso de água e sabão para limpar as mãos não deixará de ser usado. As preparações alcoólicas viriam garantir que os profissionais de saúde higienizem as mãos mesmo quando elas não apresentem sinais visíveis de sujeira.

A proposta da Anvisa ficará sob consulta pública por 60 dias.

Nos siga no Google Notícias