ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Auto-escola passa a oferecer aulas com carros adaptados para deficientes físicos

Zana Zaidan | 27/09/2013 16:46
Carro adaptado para ser dirigido por deficientes físicos chega à auto escola da Capital
Carro adaptado para ser dirigido por deficientes físicos chega à auto escola da Capital

Uma auto escola de Campo Grande passa a oferecer aulas práticas de direção para deficientes físicos que buscam a primeira carteira de habilitação. A medida, conta o diretor de ensino da auto escola, Douglas Parizzoto, deve diminuir a fila de espera dos deficientes físicos, já que até então, o Detran era o único no Estado que contava com carros adaptados para atender às necessidades dos deficientes, junto com uma auto escola em Dourados.

Há duas semanas o Centro de Formação de Condutores San Marino, responsável por trazer à novidade à Capital, conta com um carro adaptado e instrutores habilitados para oferecer as aulas. O valor da habilitação para deficientes físicos é o mesmo cobrado dos demais alunos.

Desde que os carros especiais chegaram à auto escola, sete candidatos já procuraram o serviço – quatro deram entrada na documentação, e ainda passarão pelo procedimento padrão para quem tira a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), como as aulas teóricas e exames psicológico e médico – e outros três vão começar as aulas práticas na próxima semana.

O Detran lista diferentes acessórios que o carro de um deficiente físico deve conter, que varia conforme a limitação de cada um. A determinações vão de mecanismos mais comuns, como câmbio automático e direção hidráulica, mas também inclui prolongamentos de pedais, para condutores com nanismo, ou uso de manoplas nos volantes, para os que não possuem os membros superiores, por exemplo.

Dentre todos os itens, o único que a auto-escola ainda não oferece é para alunos sem os dois membros superiores, ou seja, sem as duas mãos.

Serviço - Quem tiver interesse em tirar a primeira carteira de habilitação, pode procurar a auto escola, que fica na Avenida Afonso Pena, 1874 ou se informar pelo telefone 3321-0150.

Nos siga no Google Notícias