ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Autópsia em corpo de índio morto em confronto será feita nesta manhã

Paula Maciulevicius | 01/06/2013 08:16
Ontem depois de se recusar a autorizar novos exames em Oziel, a família do indígena voltou atrás e permitiu que fosse feita a autópsia. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Ontem depois de se recusar a autorizar novos exames em Oziel, a família do indígena voltou atrás e permitiu que fosse feita a autópsia. (Foto: Vanderlei Aparecido)

O corpo do índio terena Oziel Gabriel, de 35 anos, passará por nova autópsia na manhã deste sábado, no IML (Instituto Médico Legal) de Campo Grande. O trabalho será feito por três médicos legistas da Polícia Federal de Brasília. O corpo de Oziel está na Capital desde a noite de ontem.

O cacique Antônio Aparecido de Oliveira acompanha todo o trâmite aqui em Campo Grande. A autópsia deve começar por volta das 10h e por enquanto não há previsão de liberação do corpo.

Ontem depois de se recusar a autorizar novos exames em Oziel, a família do indígena voltou atrás e permitiu que fosse feita a autópsia, ele já estava sendo velado há 24h, na aldeia Córrego do Meio, onde nasceu e sempre morou.

O pai de Oziel, Evilásio Gabriel, 64 anos, conta que autorizaram a nova autópsia porque o filho, antes de ir para o conflito, pediu que a justiça fosse feita caso algo acontecesse.

“Quando o índio vai ocupar uma área, ele não tem medo e está disposto a tudo pela terra”, comentou Evilásio, acrescentando que a nova autópsia vai poder apontar qual o calibre da arma que matou Oziel e deixar claro que o disparo veio da polícia.

Oziel deixou dois filhos, Jean Carlos, de 18 anos, e Joeser, de 15, que estava com ele durante o conflito e chegou a filmar o pai, com um arco e flechas, antes do conflito piorar.

Ocupações e total de mortes – Os índios contam que das 30 fazendas reivindicadas como área indígena em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, 11 ainda não foram ocupadas por eles.

Com o caso de Oziel, a morte de indígenas em conflitos fundiários já chega a 289, segundo os próprios índios.

Em Sidrolândia, atualmente, estão ocupadas as fazendas Água Doce, Querência São José, Santa Clara, Flórida, 3R e Buriti, as duas últimas pertencentes a Ricardo Bacha.

Na Buriti, há 200 índios, e mais irão para o local assim que terminar o velório de Oziel. Apesar de tudo, eles afirmam que a morte de mais um guerreiro não vai para-los, e sim dar mais forças para lutar.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também