Bullying é o tema mais esperado para redação do Enem, palpitam candidatos
Meio ambiente e homofobia também são chutes

Por ser tradicionalmente um tema da atualidade, os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) palpitam o Bullying como assunto da redação para a prova deste ano. A ansiedade toma conta e as dúvidas só terminam quando os candidatos têm em mãos a tão especulada redação.
Hoje, o Enem começa às 12h e os alunos vão responder 90 questões de matemática e linguagens, além da redação. A prova tem duração de 5h30.
Após o primeiro dia de exame, neste sábado (22), os candidatos já estavam preocupados com o domingo e a temida redação. O texto tem peso 2 e é fundamental para o bom resultado no exame.
De acordo com os candidatos, o meio ambiente foi o assunto mais enfocado nas 90 questões deste sábado e, por isso, o tema passou a ser o palpite de alguns para a redação.
"Acho que a redação vai abordar alguma coisa voltada para o meio ambiente, porque hoje (sábado) o tema foi esse do início ao fim da prova", chuta a estudante Jenifer Leite da Silva, de 18 anos.
Mas entre os estudantes o tema mais "palpitado" foi o bullying. Os candidatos lembram da repercussão do assunto em todo o país, com a chacina na escola em Realengo, no Rio de Janeiro, e o caso de extorsão ocorrido dentro de uma Escola Estadual de Campo Grande. Os dois episódios tiveram raízes no bullying.
"Eu acho que deve ser o Bullying pelo que aconteceu no Rio de Janeiro e também na escola daqui. Nunca cai um tema que não é muito falado", opina a estudante Caroline Danda, de 18 anos.
O estudante Patrick Yuri, de 18 anos, diz ter certeza de que o tema será o bullyin. "Está todo falando disso", justifica. E desacredita o tema meio ambiente devido este "sempre ser um assunto que cai no Enem.
As amigas que chegaram juntas para realizar a prova na Uniderp/Anhanguera, também palpitam em cima do assunto. "Acredito muito que seja o Bullying mesmo, esta sempre em foco nos jornais e disso eu entendo porque sofri muito", afirma a candidata Lidiane Martins, de 17 anos.
"Está sendo muito falado, principalmente nas escolas, é bem capaz de ser", completa Marta Pereira, de 18 anos.
Mas o papilte também gera em torno de outro tema polêmico: a homofobia. "Foi falado tanto desasa violência, temos casos desde janeiro, acho que da para escrever disso", fala o candidato Vinícius Medina, de 18 anos.