ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Campeão no consumo de carne gorda, MS precisa mudar os hábitos

Segundo IBGE, Estado fica entre os primeiros na ingestão de bebida alcoólica, refrigerante e sal

Aline dos Santos | 10/12/2014 13:54
Consumo de carne gorda é o maior do País, segundo pesquisa do IBGE (Foto: Marcelo Calazans)
Consumo de carne gorda é o maior do País, segundo pesquisa do IBGE (Foto: Marcelo Calazans)

O sul-mato-grossense é líder no consumo de carne gorda no País. O dado da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não chega a ser novidade, mas não deixa de preocupar quem atua nas áreas de saúde e alimentação. O Estado também ocupa a dianteira em quesitos de um estilo de vida com muito consumo de refrigerante, sal e bebida alcoólica.

De acordo com levantamento, a proporção de adultos que consome carne ou frango com excesso de gordura chega a 55,7% em Mato Grosso do Sul. O segundo lugar fica com o vizinho Mato Grosso, com proporção de 55,1%. No Brasil, a média foi de 37,2%.

Avançando na análise do cenário estadual, a pesquisa mostra que o consumo de carne gorda predomina entre os homens, com proporção de 66,8%.

Para o clínico geral e cardiologista Luiz Ovando, a preferência pela gordura não tem relação somente com o fato de o Estado ser um grande produtor de carne e o churrasco ser prato tradicional. Segundo ele, há uma busca instintiva por gordura.

Ele explica que o modelo de inatividade e alto nível de estresse que adotamos leva à perda de células. Para repor, busca-se gordura, que atua na formação das células. “Somos produtos do alimento que a gente ingere”, salienta o médico.

No quesito sal, por exemplo, o Estado aparece em quarto lugar na maior proporção de consumo elevado (17,6%), ficando atrás de Amapá, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Pesquisa feita por mim em 2007 apontou que 41,4% dos habitantes acima dos 20 anos é hipertenso”, afirma, citando resultado de pesquisa realizada em Campo Grande.

De acordo com a nutricionista Caroline Kratz, o ideal é o consumo de carne vermelha três vezes por semana. “No mundo da fantasia, é o ideal”, diz. Contudo, a realidade dos atendimentos mostra outra preferência. “90% dos pacientes dizem que o que mais gostam de comer é carne”, afirma.

Segundo ela, a carne vermelha é rica em gordura saturada. “Acaba tendo nível de colesterol alto, além do ácido úrico”, diz .

Já o peixe segue bem distante do prato do sul-mato-grossense, que tem a segunda menor proporção de consumo no Brasil (33,2%). “O peixe tem várias vantagens. Tem o ômega 3, gordura anti-inflamatória”, explica a nutricionista.

A pesquisa sobre o estilo de vida também aponta que somente 38,1% das pessoas com 18 anos ou mais consomem o recomendado de hortaliças e frutas no Estado.

Eu bebo sim – Passando do prato para o copo, é grande o consumo de refrigerante e bebida alcoólica. A proporção de ingestão de refrigerante açucarado regularmente é de 29,3%, a terceira maior do País, atrás de Amapá e Goiás.

No quesito proporção de adultos com consumo abusivo de álcool nos últimos 30 dias antes da pesquisa, Mato Grosso do Sul ocupa o segundo lugar, atrás somente da Bahia. No Estado, a proporção foi de 18,4%.

A perigosa e ilegal conduta de dirigir após o consumo de álcool também fez parte da pesquisa. Em Mato Grosso do Sul, a proporção foi de 26,3%. A idade média de quem começa a beber é de 18,9 anos.

Sedentarismo e cigarro – No Estado, a proporção de pessoas que pratica o nível recomendado de atividade física é no lazer é de 21,9%. Já a proporção dos adultos insuficientemente ativos chega a 44,7%. A proporção de usuários de produtos derivados do tabaco é a segunda maior do Brasil: 18,6%.

Em convênio com o Ministério da Saúde, o IBGE visitou cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013.

Nos siga no Google Notícias