A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 16 de Dezembro de 2018

02/07/2009 07:05

Campo Grande registra 1º caso de gripe suína do Estado

Redação

Mato Grosso do Sul confirmou o primeiro caso da gripe A (H1N1), a gripe suína. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, o resultado chegou no fim da tarde de ontem à SES (Secretaria Estadual de Saúde), portanto o caso ainda não apareceu no último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

A gripe A foi confirmada em uma mulher de 46 anos, que mora em Campo Grande, e esteve na Argentina. Ela voltou à Capital no dia 21 de junho. No dia 22, com sintomas como febre e tosse forte, a mulher procurou atendimento no ambulatório da Santa Casa, onde foi medicada com xarope.

Sem melhora, ela foi ao ambulatório de um hospital particular. "Neste lugar, tiveram a luz de informar o serviço de vigilância. A Sesau colheu o material e a paciente passou a ser monitorada", afirma o diretor.

A paciente permaneceu sete dias em isolamento domiciliar e foi liberada pelos serviços de saúde. Sete dias corresponde ao período de transmissão do vírus. No período, os parentes da mulher que são estudantes receberam autorização para não frequentar as aulas.

O diretor enfatiza que nenhuma pessoa que mora com a paciente apresentou sintomas da gripe suína. "Ela está muito bem. Apenas com uma sobrinha de tosse".

A Secretaria de Saúde pegou a lista de passageiros do vôo em que a paciente chegou ao Estado e repassou a relação para os técnicos da Vigilância Epidemiológica da Capital.

Segundo a assessoria do governo, a equipe vai entrar em contato com as pessoas que sentaram próximas da poltrona dela e saber se apresentaram alguma sintomatologia ou não nos últimos dias.

Eugênio Barros salienta que as pessoas que voltarem de viagens ao exterior com gripe devem avisar os profissionais de saúde. De acordo com Barros, muitos resistem à idéia de ficar isolado, além de demonstrarem descrédito em relação à possibilidade de ter a doença. Ele destaca que neste primeiro caso confirmado a mulher alertou os parentes para não receber visitas.

No Estado, há agora 16 casos suspeitos de gripe suína em monitoramento, nos municípios de Campo Grande (5), Dourados (7), Mundo Novo (1), Ponta Porã (2) e Corumbá (1), registrado hoje.

De acordo com Eugênio Barros o uso de máscaras é recomendado para os profissionais de saúde e para as pessoas com suspeita de gripe suína. "A pessoa deve usar a máscara cirúrgica. Que permite respirar com mais facilidade".

Ações

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões na terça-feira
A Mega-Sena acumulou mais uma vez e agora pode pagar R$ 48 milhões caso alguém acerte as seis dezenas que serão sorteadas na próxima terça-feira (18)...
Chefe de facção carioca é preso por agentes em cidade paraguai
Foi preso neste sábado (15), no Paraguai, país que faz divisa com Mato grosso do Sul, o brasileiro Carlos Eduardo Sales Cardoso, apontado como um dos...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions