ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

“Hoje se inicia uma nova história”, diz mulher de espancado até a morte

Viviane Oliveira e Marcus Moura | 27/04/2017 08:59
Visivelmente mais gordo, Rafael sentado no banco do réus aguarda júri (Foto: André Bittar)
Visivelmente mais gordo, Rafael sentado no banco do réus aguarda júri (Foto: André Bittar)
Juliana Araújo veio de Batatais (SP) para acompanhar o júri (Foto: André Bittar)
Juliana Araújo veio de Batatais (SP) para acompanhar o júri (Foto: André Bittar)

“Hoje se inicia um novo capítulo na minha vida”. A frase é da técnica de enfermagem Juliana Araújo, 40 anos, viúva do hóspede Paulo Cézar de Oliveira, 49 anos, que há 2 anos foi espancado até a morte pelo lutador de Jiu-jitsu, Rafael Martinelli Queiroz, 29 anos, no Hotel Vale Verde, em Campo Grande. O crime aconteceu na noite do dia 18 de abril de 2015.

Juliana mora em Batatais, no interior de São Paulo, e veio a Campo Grande assistir ao julgamento do lutador, que começou por volta das 8h desta quinta-feira (27), no Tribunal do Júri. “Paulo estava aqui a trabalho e foi morto na véspera do aniversário”, lamentou.

Segundo a viúva, os filhos de 20 e 24 anos não vieram porque eles não têm condições emocionais. “Hoje começa um novo capítulo. Até agora não conseguimos viver em paz. Foi uma perda muito grande. Era um excelente pai e marido. Ele (o lutador) tirou dos meus filhos a presença física e emocional de um pai de família. Que a Justiça seja feita”, disse.

O júri é composto por sete pessoas, sendo cinco mulheres e dois homens. No banco dos réus, o lutador que está visivelmente mais gordo, só participou do início do júri. Ele não acompanha os depoimentos. Rafael tem quase dois metros de altura e na época pesava 140 quilos. Já a vítima pesava cerca de 70 quilos e tinha 1,68 metro de altura. Muito abalada, a família de Rafael acompanha o júri. A casa está lotada, principalmente de acadêmicos de Direito. O réu aguardou o julgamento preso em cela especial do Instituto Penal.

A tese da defesa é de que Rafael teve um surto, pois já não estava bem psicologicamente dias antes de cometer o homicídio e que tem problemas psiquiátricos. “A defesa apresentou a tese de que o réu é inimputável - não pode ser responsabilizado pelo crime. Já acusação diz que não. Se passar a tese da defesa, ele será internado e a pena pode ser reduzida de um a dois terços”, explicou o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, antes do julgamento começar.

Cadeira que foi quebrada na cabeça do engenheiro (Foto: André Bittar)
Cadeira que foi quebrada na cabeça do engenheiro (Foto: André Bittar)

Crime - O lutador é de Valparaíso (SP) e veio a Campo Grande para participar de um evento de lutas realizado no Círculo Militar. Porém, não competiu na noite de sábado (18 de abril), como era previsto, e foi para o hotel, na avenida Afonso Pena, por volta das 22h.

Rafael foi até o quarto 221, onde estava hospedado com a namorada de 24 anos quando teve início uma discussão envolvendo traição. Ele bateu na mulher que, amedrontada, fugiu pelos corredores e pediu socorro na recepção. Ela estava gestante.

Ao sair enfurecido do quarto, Rafael destruiu tudo o que encontrou pela frente, até se deparar com o engenheiro Paulo Cézar que havia acabado de abrir a porta de seu apartamento, o 216, para ver o que estava acontecendo. A vítima, que era de Batatais (SP), foi morta espancada e a cadeiradas.

Nos siga no Google Notícias