ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

“Paralisação” dos presos da Máxima chega ao fim após uma semana

Bruno Chaves | 18/02/2014 15:44
Lixo acumulado nos pavilhões começou a ser recolhido pelos internos (Foto: Divulgação)
Lixo acumulado nos pavilhões começou a ser recolhido pelos internos (Foto: Divulgação)

A greve dos detentos do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande chegou ao fim na tarde desta terça-feira (18) depois de uma semana. Desde o dia 10 de fevereiro, os detentos paralisaram atividades em protesto por melhorias nas áreas da alimentação, assessoria jurídica, saúde e outras.

Por causa da movimentação “grevista”, as unidades da Máxima ficaram abarrotadas de lixo nos últimos dias. O fato gerou complicação até nas visitas do fim de semana, quando parentes de presos foram impedidos pela direção de entrarem no local com qualquer tipo de pertence para evitar o acúmulo de sujeira.

Conforme a assessoria de imprensa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), “a limpeza da unidade penal já está sendo efetuada pelos internos”. No entanto, a agência não informa o motivo que fez os presos voltaram às atividades.

“A Agepen tomou ciência de tudo o que está sendo colocado, está verificando quais informações procedem e não procedem e adotando as medidas necessárias para equacionar todas as questões apresentadas”, completa a nota à imprensa sobre as reivindicações dos detentos.

Em entrevista anterior ao Campo Grande News, o titular da Sejusp/MS (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini, informou que medidas estão sendo tomadas para conter a ação dos presos. Algumas inclusive que serão implantadas ainda hoje.

Já a Agepen informa que mais informações a respeito do fim do movimento grevista não serao repassadas “por questões segurança”.

Interior – Informações apuradas pelo Campo Grande News apontam que o movimento grevista dos presos continua em algumas cidades do interior do Estado. Em Dois Irmãos do Buriti, a 83 quilômetros da Capital, os internos continuam paralisados.

“Eles estão nesse movimento desde segunda-feira passada. Eles não têm uma pauta de reivindicações, apenas pararam todas as atividades com exceção da alimentação e do banho do sol. Trabalhos de limpeza e de sala de aula, por exemplo, não estão sendo feitos”, disse o diretor da penitenciária local, Claudiomar Suszek.

Na Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, os internos também continuam com os protestos. “Eles estão parados e não querem fazer nada”, disse uma agente penitenciária.

Nos siga no Google Notícias