ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

“Retrocesso”, diz Marquinhos sobre tirar poder de atuação da Guarda

"Se com 1,5 mil nas ruas a violência está grande, imagina com eles ao lado de cimento", disse prefeito durante agenda pública na manhã desta quinta-feira

Danielle Valentim e Anahi Zurutuza | 21/02/2019 11:17
Marquinhos Trad em entrevista durante agenda pública, no Parque Jacques da Luz, na manhã desta quinta-feira (Foto: Danielle Valentim)
Marquinhos Trad em entrevista durante agenda pública, no Parque Jacques da Luz, na manhã desta quinta-feira (Foto: Danielle Valentim)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) diz que vai recorrer da decisão que tira o “poder de polícia” da Guarda Municipal. Para o chefe do Executivo municipal, deixar 1,5 mil homens cuidando de prédios públicos é um retrocesso e quem sofre é a população.

“Não mudou só o nome mudaram algumas atribuições, eu ainda vou analisar a decisão. Mas, você colocar uma série de profissionais apenas para cuidar de prédio público acredito que é retrocesso”, afirmou.

A Guarda, que antes fazia somente o trabalho de segurança patrimonial, já vinha num processo de transformação das atribuições e virou Polícia Municipal no dia 23 de outubro do ano passado. A mudança causou polêmica e virou até motivo de rixa com a PM (Polícia Militar), ligada ao Estado.

Nesta quarta-feira (20), por decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a Polícia Municipal, ligada à Prefeitura de Campo Grande, voltou a ser Guarda Municipal e perdeu o poder de polícia, adquirido desde a alteração da Lei Orgânica da Capital, em 2017.

Por 10 votos favoráveis, desembargadores julgaram nesta quarta-feira ação direta de inconstitucionalidade movida pela AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de MS).

Marquinhos diz ser contra a decisão e reduz a discussão a uma implicância. “A questão do uniforme é o de menos, a preocupação é com a população. Eles não podem mais exercer a função de policiais e a prefeitura vai recorrer, mas até ter decisão demora e quem é prejudicado é a população. Se hoje com 1,5 mil nas ruas, a violência já é grande, imagina eles ficando ao lado de cimento”, disse durante agenda pública na manhã desta quinta-feira (21).

Nos siga no Google Notícias