A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/09/2013 21:14

Acadêmicos de Medicina realizam triagem gratuita neste sábado

Vinícius Squinelo

Em comemoração ao Dia Internacional da Doença de Alzheimer e na semana de responsabilidade social da Universidade Anhanguera/Uniderp, acadêmicos de Medicina realizam neste sábado (21), uma triagem neurológica gratuita, no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande.

O objetivo principal da iniciativa é de alertar a população sobre os sintomas iniciais da doença de Alzheimer, entre eles, a perda de memória.

“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam esquecer-se não é normal e o envelhecimento saudável não está relacionado com o esquecimento. Este sintoma pode estar ligado a diversos motivos como depressão, problemas de sono, falta de atenção e até doenças como o Alzheimer”, explica um dos organizadores do evento, o estudante de medicina Paulo Henrique Zanin.

A iniciativa foi idealizada pela neurologista e professora do curso de Medicina, Aline Kozoroski Kanashiro, para promover a conscientização da população, principalmente em homens e mulheres acima de 60 anos de idade, que têm perda de memória e acreditam que o esquecimento é algo normal da idade.

Segundo a Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), a doença atinge mais de 1,2 milhão de brasileiros e a incidência vem crescendo mundialmente na mesma medida em que a expectativa de vida aumenta e a população envelhece, principalmente entre aqueles acima dos 65 anos.

Como o aumento da incidência da doença na população idosa praticamente dobra a cada 20 anos. Ou seja, até 2030, a previsão é de que o número de doentes em todo o mundo chegue a 65,7 milhões.

Os acadêmicos de medicina da Universidade Anhanguera/Uniderp realizarão os testes para avaliação cognitiva no Shopping Norte Sul Plaza das 10h às 20h. Serão análises específicas que visam identificar pacientes que possam apresentar alguma alteração e alertar para que procurem auxílio médico.

Descrita pela primeira vez em 1906 pelo doutor Alois Alzheimer, a doença caracteriza-se pela perda de funções cognitivas, como memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte das células cerebrais. É uma enfermidade degenerativa que não tem cura, mas o tratamento precoce pode manter as funções intelectuais preservadas por mais tempo, trazendo qualidade de vida para o paciente e os familiares.

O Shopping Norte Sul Plaza fica na avenida Presidente Ernesto Geisel, n° 2300.

Homem é agredido e sofre afundamento de crânio na Júlio de Castilho
Márcio Ferreira dos Santos, 31 anos, foi agredido e sofreu afundamento de crânio, na noite de ontem (13), na Avenida Júlio de Castilhos, em Campo Gra...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions