A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

28/03/2016 11:35

Agepen vai fornecer testes e cursos de porte de arma para agentes penitenciários

Viviane Oliveira
Diretor da Agepen, Ailton Stropa, diz que com a portaria os agentes penitenciários vão ter acesso, com mais facilidade, ao porte de arma. (Foto: arquivo/ Marcos Ermínio) Diretor da Agepen, Ailton Stropa, diz que com a portaria os agentes penitenciários vão ter acesso, com mais facilidade, ao porte de arma. (Foto: arquivo/ Marcos Ermínio)

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) criou uma comissão para realizar testes psicológicos, cursos de capacitação de porte e registro de armas a agentes penitenciários. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial do Estado. O grupo é formado por psicólogos e servidores penitenciários capacitados como instrutores de armamento e tiro.

Conforme o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa, os agentes penitenciários vão ter acesso, com mais facilidade, ao porte de arma. Além disso, a media vai contribuir para o desenvolvimento de várias ações institucionais, como a realização de escoltas e vigilância das muralhas.

Ainda conforme o diretor, também estão sendo providenciadas alterações legislativas para que o porto dos agente penitenciários do Estado tenham validade em todo País. “Estamos buscando a estrutura necessária para o funcionamento efetivo dos cursos de armamento e tiro e para incluir o porte de arma na própria carteira funcional”, comenta.

“Sempre lutamos pelo porte de arma”, diz Lorival Mota, vice presidente do Sinsap/MS(Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul). Segundo ele, o agente desembolsava cerca de R$ 750 com psicólogos e curso de capacitação para conseguir o porte. Com a medida, o servidor vai economizar. Quanto ao porte, o sindicalista afirma que o agente penitenciário sempre teve direito. Há um lei Federal que nos permite o porte de arma.

Sindicato se posiciona contra parceria público-privado em presídios
Em nota, divulgada em seu site nesta quinta-feira (24), o Sinsap/MS(Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul) rejeita a proposta de...
Ceinf recebe nesta quinta parque de pneus construído por detentos
Acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 8h no Ceinf (Centro de Educação Infantil) Rafael Abraão - CAIC Aero Rancho, a entrega do parque constr...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions