ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Governo estuda parceria com setor privado para melhorar sistema prisional

Viviane Oliveira | 13/03/2016 09:28
Segundo Stropa, governador não descarta nenhuma possibilidade de análise de modelos que tenham dado certo. (Foto: Marcos Ermínio)
Segundo Stropa, governador não descarta nenhuma possibilidade de análise de modelos que tenham dado certo. (Foto: Marcos Ermínio)

O governo do Estado estuda firmar uma parceria público-privada em presídios para a construção de mais penitenciárias, além de fazer a manutenção das já existentes. A medida ainda não foi fechada, mas é uma possibilidade que será analisada e "amadurecida", de acordo com o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia.

O diretor explica que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não descarta nenhuma possibilidade de análise de modelo que tenha dado certo. “Porém, isso não é uma questão fechada que vai acontecer em Mato Grosso do Sul. Existem práticas em outros Estados que serão analisadas”.

Conforme Stropa, o governador sabe das responsabilidades do Estado no desenvolvimento e manutenção do sistema prisional. Atualmente, a população carcerária em Mato Grosso do Sul é de 14.913 presos. Em média, o gasto mensal com cada detento é de R$ 1,7 mil. “Nós temos um deficit de vagas em torno de 50% ”, detalha.

O governador tem citado que em oito anos o número de detentos no estado dobrou e a cada ano deveria ser construído um novo presídio, o que não é possível ao poder público. As parceria público-privadas funcionariam para ajudar nas questões como tornozeleiras eletrônicas, manutenção, funcionários e estrutura. Azambuja pretende estudar modelos tucanos que implantaram essa parceria. Em 2013, por exemplo, Minas Gerais inaugurou o primeiro complexo penitenciário do País construído e administrado por empresas particulares.

Além da superlotação, a falta de servidores em presídios do Estado também tem sido uma reclamação frequente. “Não temos o número ideal, por isso abrimos concurso com 438 vagas”, diz. As oportunidades são divididas em três áreas, sendo 307 para segurança e custódia, 87 para administração e finanças e 44 para assistência e perícia. A prova escrita está prevista para o dia 3 de abril.

Nos siga no Google Notícias